RELIGIÃO | Bispos da Diocese recebem títulos de cidadania são-carlense nesta sexta-feira

O bispo titular da Diocese de São Carlos Dom Paulo Cezar Costa e o bispo auxiliar Dom Eduardo Malaspina receberão títulos de cidadania são-carlense em solenidade nesta sexta-feira (2) às 19h30 na Câmara Municipal. A homenagem expressa o reconhecimento da comunidade à importante contribuição dos religiosos às causas sociais no município.

A cerimônia, presidida pelo vereador Azuaite França, terá como oradores oficiais os vereadores Luis Enrique Kiki e Gustavo Pozzi, propositores dos decretos legislativos que oficializaram a concessão dos títulos.

Dom Paulo Cezar Costa, natural de Valença (RJ), foi ordenado padre em 1992 e  teve sua ordenação episcopal em 2010, sendo designado  bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro. Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, Bispo Referencial da Comissão Regional para os Ministérios e Vida Consagrada  e Animador da Pastoral Universitária no Regional Leste 1 da CNBB, foi designado Bispo Diocesano de São Carlos em 22 de junho 2016.

Dom Eduardo Malaspina, nascido em Tabatinga (SP), teve sua ordenação sacerdotal em 1991, por 17 anos foi pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos, eleito em 2018 bispo auxiliar da Diocese de São Carlos. É Vigário Geral da Diocese de São Carlos e Bispo Referencial da Comissão de Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB.

Atualmente a Diocese de São Carlos conta com 125 paróquias e 4 santuários, distribuídos em 29 municípios e 7 distritos do interior de São Paulo. São mais de 162 padres, cerca de 57 diáconos permanentes e 7 diáconos transitórios. Esta Igreja Particular possui uma ampla formação para os futuros Presbíteros da  Diocese de São Carlos, contemplando o Seminário Propedêutico (8), Seminário de Filosofia (15) e o Seminário de Teologia (30).

A sessão solene terá transmissão pela TV Câmara (Net canal 8), rádio São Carlos AM e pela internet (www.camarasaocarlos.sp.gov.br) podendo ser visualizada em computadores, tablets e smartphones.