SERVIÇO | Cartório Eleitoral realiza plantão para biometria no próximo sábado (10)

O Cartório Eleitoral de São Carlos informa que no próximo sábado, 10, realiza plantão das 08h às 13h, com objetivo de atender os eleitores que desejam adiantar o cadastramento biométrico.

De acordo com a chefe de Cartório, Letícia Brumato, o eleitor poderá agendar seu atendimento por meio do site tre-sp.jus.br ou comparecer sem agendamento e aguardar atendimento por meio de senha. “Lembrando que o prazo para que ocorra o cancelamento do título para os eleitores que votam em São Carlos, terminará em 2020, porém, em 478 cidades do Estado o prazo acabará ainda esse ano”, comentou.

Caso o eleitor tenha dúvida se fez ou não o cadastramento, basta olhar o seu título eleitoral. “Para aqueles que já se recadastraram, há a expressão “identificação biométrica” impressa do lado de cima direito”, alerta a chefe.

Documentos necessários

No momento do atendimento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação e comprovante de residência. Se tiver o título, deve apresentá-lo também. O documento oficial de identificação precisa ser original, com foto, como RG, carteira de trabalho e carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal.O comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias) deve conter o nome do eleitor e o endereço e ser recente– até três meses de emissão).

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.