EDUCAÇÃO | Etec Ibaté recebe pesquisadora de renome internacional da UFSCar

No dia 05 de agosto, às 19 horas, no Centro Comunitário “João Baptista Lopes”, em Ibaté, através a ETEC de Ibaté, em parceria com o núcleo de pesquisa da UFSCar, o NIASE e a professora Roseli Rodrigues de Mello, realizou uma palestra na qual conversou com pais, alunos, professores e equipe gestora, sobre o tema de Comunidade Escolar, o qual se aplica o seu projeto de pesquisa no NIASE.

A professora-responsável é conhecida internacionalmente por esse trabalho em escolas já implantado e em andamento em mais de 30 países espalhados pelo mundo todo. O projeto em questão visa aproximar a escola ainda mais da comunidade abrangente, como por exemplo, pais, alunos, professoras, equipe escolar e a comunidade em torno da escola em busca de voluntários que estão dispostos a ajudar para que melhore a qualidade de ensino, a convivência escolar, o próprio ensino dos pais e voluntários e a superar preconceitos e diferenças existentes em nosso cotidiano, transformando, assim, a escola em um lugar mais atrativo, aconchegante e interessante para alunos e comunidade.

A Professora Roseli é Professora titular do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Atua na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação (orienta mestrado e doutorado). Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), em 2002, e está à frente de sua coordenação. Transferiu para o Brasil a transformação de escolas em Comunidades de Aprendizagem e as Tertúlias Literárias Dialógicas. Foi coordenadora do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar entre 2012 e 2013. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem, dedicando- se às seguintes temáticas: comunidades de aprendizagem, aprendizagem dialógica, atuações educativas de êxito, tertúlias dialógicas, pesquisa educacional, democratização do conhecimento escolar, educação de adultos, didática, formação de professores. Compôs o Comitê de Acompanhamento da Pós-Graduação em Educação da Capes, no triênio 2007-2009, e no triênio 2010-2012. Sua formação em Pedagogia (1987), no mestrado (1991) e no doutorado em Educação (1998), foi realizada na Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu pós-doutorado em Sociologia e Educação junto à Comunidade de Pesquisa em Excelência para Todos (CREA), da Universidade de Barcelona (2001-2002), a qual integra como pesquisadora. Foi bolsista produtividade CNPq de 2008 a 2018. (fonte http://lattes.cnpq.br ).

“Quando o coordenador Plínio Gabriel João me questionou sobra a possibilidade de trazer uma palestrante da UFSCar para falar sobre a aproximação da comunidade com a escola, fiquei muito feliz em poder convidar e trazer uma excelente professora de renome internacional da qual sou aluno na UFSCar da Graduação em Pedagogia para conversar sobre sua experiência e falar mais sobre sua pesquisa para pais, responsáveis, alunos e comunidade escolar, agora o próximo passo é concretizar essa parceria e trazer seu projeto para ETEC”, disse o estagiário na área de Pedagogia Caio Augusto Prando.

São infinitas as possibilidades que temos com essa nova parceria da qual podemos aumentar nossa qualidade de ensino e criar um real significado da instituição para pais, alunos e comunidade, além de mostrar que é possível sim uma aproximação da escola com uma universidade tão próxima e conhecida internacionalmente por suas inúmeras pesquisas nas áreas de educação entre outras, completou o Coordenador Pedagógico. Plínio Gabriel João.

Após a palestra foi realizada também a Reunião de Pais para que os pais e responsáveis possam saber sobre o rendimento escolar dos alunos.