POLÍTICA | Aprovado projeto de Marquinho Amaral que institui mês para conscientização da Doença de Alzheimer

Foi aprovado nesta terça-feira (13) na Câmara Municipal, projeto de lei do vereador Marquinho Amaral MDB) que institui o mês de setembro para conscientização e apoio aos portadores da Doença de Alzheimer e outras Demências no âmbito do Município.

“Estive reunido no meu gabinete da Câmara, com o Dr. Francisco Vale, Neurologista e professor da UFSCar, Ana Claudia Trombella Barros, ambos diretores da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer) de São Carlos, juntamente com os secretários, Marcos Palermo (Saúde) e Mateus de Aquino (Comunicação) e a chefe de gabinete da Comunicação, Daniela Zigante Bertocco. Um grupo de médicos residentes do curso de Medicina da UFSCar, coordenados pelo Dr. Francisco, realiza um trabalho de levantamento e acompanhamento das pessoas que possuem essa demência, na maioria pessoas idosas à partir de 65 anos”, disse o vereador.

Segundo Marquinho, o “Mês Municipal para Conscientização e Apoio aos Portadores das Doenças de Alzheimer e outras Demências” prevê a realização de diversas atividades, como promover a integração das pessoas portadoras de Demências em todos os níveis sociais, esclarecer a comunidade em geral quanto às causas da Doença de Alzheimer, oferecer suporte e apoio ao familiar e cuidadores de pessoas com Demências, por meio de encontros, seminários e atividades afins, para proporcionar a troca de experiências e de informações entre familiares, cuidadores e população em geral. Também deveram ocorrer a promoção de campanhas educativas visando à desmistificação da Doença de Alzheimer e de outras Demências, e a articulação com agentes que promovem ações em benefício dos pacientes e seus cuidadores, buscando promover e difundir conhecimentos acerca da prevenção de Demências.

“Vamos focar nesse trabalho, dia 21 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Alzheimer, onde em conjunto com as secretárias vamos intensificar as ações, com o objetivo de diagnosticar, conscientizar e divulgar dados importantes sobre as demências existentes”, declarou Marquinho.