SÃO CARLOS | Programa Embrapa & Escola premia estudantes da rede pública

Valorizar o interesse pela pesquisa agropecuária e sua aplicação no cotidiano dos brasileiros. Com esse objetivo, a Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Instrumentação, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino e Câmara Municipal de São Carlos realizaram um concurso de redação que envolveu cerca de 600 estudantes da rede pública.

Os alunos das escolas municipais “Dalila Galli” e “Carmine Botta”, e das estaduais “Maria Ramos”, “Sebastião de Oliveira Rocha” e “Conde do Pinhal”, depois de visitarem os dois centros de pesquisa no mês de maio – como parte das ações do Programa Embrapa & Escola – fizeram uma redação com o tema “Do campo à casa: a ciência no meu dia a dia”.

Após seleção feita por representantes das instituições envolvidas, os autores das dez melhores serão premiados no dia 22 de agosto, às 19h30, numa sessão solene na Câmara de Vereadores, quando também será entregue o título de “Cidadão Benemérito” ao pesquisador Luiz Henrique Caparelli Mattoso.

Os alunos premiados são Isabelli de Mello Trindade (7º B) e Juliana Cardoso de Almeida (8º D), da Carmine Botta; Vyttória Cristina de Macedo (7º B) e Julia Joia Boix (8º A), da Dalila Galli; Gustavo Ferragini (8º ano) e Anna Clara da Silva Messias (1º A), da Conde do Pinhal; Valéria da Silva Sartorio (8º B) e Rafaela Vitória de Oliveira Belusi (1º A), da Maria Ramos; Gabriela Cristina Ananias (8º C) e Melissa Cota Andrade dos Santos (1º A), da Sebastião de Oliveira Rocha.

Os estudantes vão receber um kit com material escolar e um certificado de congratulações pelas redações selecionadas. As ações do Programa Embrapa & Escola foram executadas com recursos financeiros de uma emenda do vereador Luis Enrique Paulino Carmelo (Kiki), no valor de R$ 31.981,50.

“Faz muito sentido para essas crianças. Elas passam a entender que o que veem em lousa – na sala de aula – tem uma aplicação direta. Isso faz com que até a motivação para o estudo aumente significativamente”, afirmou o vereador Kiki.