SÃO CARLOS | Fiscalização tem como foco coibir animais soltos em áreas públicas

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal, realizou nesta sexta-feira (23/8), uma fiscalização no distrito de Santa Eudóxia, no Aracê de Santo Antônio e no bairro Santa Angelina.

“Realizamos essa ação para verificar a presença de animais de grande porte, em especial cavalos soltos nas vias públicas, ou em áreas de preservação permanente. Fizemos também um trabalho de orientação e conscientização”, explicou Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal.

No distrito de Santa Eudóxia a equipe fez vistoria em vários locais, porém nenhum cavalo foi encontrado solto. Já no Aracê de Santo Antônio foram localizados animais em via pública, sendo que o proprietário foi notificado, além disso, a Guarda Municipal, que acompanha a ação, registrou relatório.

No Santa Angelina a fiscalização contou com o apoio do Departamento de Áreas Verdes, também ligado a Secretaria de Serviços Públicos, já que no bairro está localizada uma APP (área de proteção ambiental). Nenhum animal foi encontrado no local, mesmo assim os moradores da região foram orientados sobre a importância da área de proteção e também sobre como fazer a denúncia quando animais de grande porte estiverem no local.

“Pedimos para que liguem para o telefone 3362-1080 para registrar a reclamação que na mesma hora a nossa equipe se desloca até o local para fazer a vistoria. Pretendemos intensificar as ações de fiscalização para evitar maus tratos e abandono de cavalos em áreas públicas”, finalizou Magnani.

No caso de comprovação de maus tratos, o animal é recolhido e o proprietário é multado. A multa pode chegar a R$ 1.000,00, além da taxa de retirada. No caso de maus tratos também é aberto um processo judicial.

[sp_wpcarousel id=”45139″]