SÃO CARLOS | Lucão Fernandes recebe a Medalha Mérito do Tiro de Guerra

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, participou na manhã de sábado, 24, da solenidade alusiva ao Dia do Soldado. O evento foi realizado na sede do Tiro de Guerra 02-035 de São Carlos.

Durante a solenidade, Lucão foi agraciado com a Medalha Mérito do Tiro de Guerra, cuja honraria é destinada a reconhecer e premiar civis e militares, pelos relevantes serviços prestados em favor à cidadania e ao civismo.

“Momento de muita felicidade e uma honra muito grande, receber essa honraria do Tiro de Guerra de São Carlos. Só tenho a agradecer e dizer que essa Medalha só aumenta a nossa responsabilidade para com o TG 02-035. Podem sempre contar com este parlamentar”, ressaltou Lucão.

Além do presidente do Legislativo, receberam a honraria os vereadores Sérgio Rocha e Robertinho Mori, bem como, o regente da Banda do TG, Eliel Balbino da Silva.

Também prestigiaram a cerimônia, o chefe de instrução e o instrutor do Tiro de Guerra, respectivamente, subtenente Clodan Maurício Ferreirae o subtenente Adenei de Almeida Machado; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Samir Antônio Gardini; o delegado do Serviço Militar de São Carlos, tenente Robson Ronaldo Vidal; entre outras autoridades.

História do TG

O Tiro de Guerra de São Carlos foi criado em outubro de 1917, como Linha de Tiro Federal n° 148. Em março de 1932, passou a se chamar Tiro de Guerra n° 148, assim permanecendo até 1945. Até 1979, passou a se chamar Tiro-de-Guerra ou TG 043. Em 31 de outubro de 1945, pela Portaria Ministerial nº 8747, de mesma data, e de acordo com o decreto de Lei nº 7343, de 06 de fevereiro, e com o Artigo 2º do Regulamento aprovado por Decreto nº 19.694, de 1º de outubro, ambos de 1945, foi criado o TG 043, na cidade de São Carlos, SP. A partir de 1945, sua sede era ao lado da Creche Anita Costa. Houve uma época que não possuía sede, então suas instruções eram ministradas em plena Praça Coronel Salles e as armas e a estrutura administrativa eram acomodados nas residências dos instrutores. A sede na rua Tiradentes, n° 592, no Jardim Macarengo, foi inaugurada em 1º de maio de 1958. A Portaria Ministerial nº 878, de 27 de março de 1979, foi dada nova numeração aos Tiros de Guerra da 2ª Região Militar, recebendo o TG de São Carlos o nº 02/035. Atualmente conta com 100 atiradores divididos em duas turmas de instrução. Além da formação militar, o Tiro de Guerra de São Carlos, também contribui para a formação moral dos atiradores. Através de ações cívico-sociais, os atiradores se integram na realidade do município, interagindo com a comunidade.