EVENTO | Em Simpósio no Sesc, Lucão ressalta luta em defesa das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, participou na noite desta quarta-feira, 28, da abertura do Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas, realizado pelo Sesc de São Carlos.

Os principais objetivos do Simpósio são possibilitar que profissionais, educadores, alunos e o público em geral, entrem em contato com metodologias e técnicas de trabalho voltadas às atividades físicas e esportivas adaptadas às pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, e ainda difundir o conhecimento produzido por pesquisadores e profissionais da Educação Física Adaptada e áreas correlatas.

Em seu pronunciamento, Lucão ressaltou que a defesa das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, tem sido uma das bandeiras de seu mandato. “Os direitos das pessoas com deficiência são garantidos pela legislação em todas as áreas do desenvolvimento humano, porém, o acesso a equipamentos públicos, bem como, para realização de atividades recreativas é uma das grandes dificuldades encontradas por essas pessoas. Por isso, tenho buscado desenvolver projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, contou.

O parlamentar falou sobre o “Inclusão com Diversão”, um projeto de sua autoria, que visa proporcionar um espaço de lazer e diversão com acessibilidade para que as pessoas possam estar se interagindo. “A diversão tem o poder de unir todas as crianças e proporcionar interações que criem um ambiente de inclusão livre de preconceitos. A ideia é termos em São Carlos, um espaço que torne possível a participação de todas essas crianças, pois, atualmente, não temos nenhum local que ofereça essa inclusão”, afirmou.

Lucão ressaltou que está em curso a implantação de um projeto de lei (PL), que dispõe sobre priorizar o atendimento médico em hospitais e consultórios públicos e particulares, de crianças com autismo ou qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. “Quem tem uma criança autista ou com deficiência na família, sabe muito bem o que estamos propondo. Elas não têm a paciência e nem mesmo condições de esperar por muito tempo, como tem um adulto ou outra criança sem nenhuma deficiência. Uma criança autista, por exemplo, é muito agitada e não consegue ficar sentada, esperando por muito tempo”, ressaltou.

Ao final, o parlamentar agradeceu ao convite e colocou o Poder Legislativo a disposição para o Sesc e as entidades que quiserem discutir esse tema com a sociedade são-carlense.

Além de Lucão, participaram da abertura do Simpósio, Maria Luiza Dia, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do SESC São Paulo; Anderson Dalbone, gerente de Lazer da Diretoria de Saúde, Assistência e Lazer do Departamento Nacional do SESC; a professora doutora Neiza de Lourdes Frederico Fumes, presidente da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA); Marli Moretti, presidente do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência; o professor doutor John Dattilo, do Departamento de Gestão e Recreação, Parques e Turismo da Universidade da Pensilvânia (EUA); a professora doutora Aija Klavina, presidente da Federação Europeia de Atividades Físicas Adaptadas e professora da Academia Letoniana de Esporte e Educação (Riga-Letônia); o professor doutor Walter Libardi, vice-reitor da UFSCar; Robson Carlos Wenzel Agnolon, orientador de Esportes do SESI São Carlos; o professor doutor Dourival Marcos Milani, diretor da UNICEP; Cleonice Lavandoski Amato, gerente da ACORDE; Renata Martins, gerente de Marketing do Shopping Iguatemi; e Fabiano Lourenço, diretor de Esportes e Cultura, que representou o prefeito Airton Garcia.