SÃO CARLOS | Sábado tem evento ambiental e educacional no Bosque Cambuí

Neste sábado (31) acontece o “Ambiente-se nos Bosques!”, evento de educação e sensibilização ambiental com o objetivo de apresentar os bosques Cambuí e Santa Marta à população e realizar atividades de conscientização sobre a importância da preservação da natureza.

Todas as atividades serão gratuitas e ocorrerão das 12 às 17 horas no campinho do Bosque Cambuí, que fica no cruzamento das ruas Vicenzino Massucio com Amadeu Fachina.

Diversos voluntários participam da organização, que conta com o apoio da ONG Veredas Caminho das Nascentes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), via Departamento de Ciências Ambientais, Prefeitura de São Carlos que, por meio de emenda parlamentar do vereador Roselei Françoso (REDE), irá instalar tendas, banheiros químicos e transporte para o grupo Doces Flautistas – projeto que oferece aulas de música para crianças da região do Cidade Aracy.

“As áreas verdes dos bosques Cambuí e Santa Marta são fundamentais para a conservação da biodiversidade urbana e para educação ambiental”, disse Roselei. “Atividades como essa são fundamentais para conscientizar a população e alertar para a importância de cuidarmos da natureza”, destacou o vereador.

Durante todo o dia acontecerão diversas atividades, como o Pé de Livro, Faça seu Terrário, Oficina de Horta Vertical, Conheça o Trabalho da Trilha da Natureza, Conheça o Aplicativo Cataki, Maquete Sobre Bacia Hidrográfica, Mágica e Brinquedos, Lanchinhos à Venda, Espaço para Trocas. As pessoas interessadas em participar da organização do evento devem escrever para ambientese[email protected].

Bosques

O Bosque Santa Marta é um raro remanescente urbano de Mata Atlântica. Já o Cambuí, que tem cerca de 5 mil árvores de 280 espécies diferentes, começou a ser formado em 1990 por iniciativa dos moradores da região sob a liderança do professor Benjamim Mattiazzi.

Programação

12h
Oficina de Pegadas de Animais
Jogo dos Resíduos

13h
Trilha dos Sentidos + Micro e Macro

14h
Doces Flautistas

15h
Contação de Histórias

16h
Roda de Conversa – com REA-SC
Caça ao Tesouro das Plantas

16h30
Dança Circular

17h
Encerramento