POLÍTICA | Proposta de Marquinho oficializa Maria Thereza Petrilli à Hemeroteca da Câmara

Foi publicada nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial, a Resolução No. 317 da Câmara Municipal, de iniciativa do vereador Marquinho Amaral (MDB), que denomina de “Maria Thereza Nonato Petrilli” a sala da Hemeroteca localizada junto à Biblioteca Jurídica Francisco Xavier Amaral Filho. O projeto foi aprovado por unanimidade na sessão plenária da última terça-feira.

Marquinho se pronunciou logo após a aprovação da matéria em plenário e agradeceu aos vereadores. Ele destacou a importância de prestar homenagem à bibliotecária que durante mais de duas décadas prestou serviços na Biblioteca Jurídica da Câmara atuando com grande dedicação, competência e exemplar amor à profissão.

A Hemeroteca (arquivo de coleções organizadas de periódicos da cidade) foi reorganizada recentemente como uma seção da Biblioteca Jurídica, cuja existência foi oficializada em 1956 através da Lei No. 3342 de iniciativa do diretor geral da Câmara, Francisco Xavier Amaral Filho. Na época, o Legislativo já funcionava no Edifício Euclides da Cunha onde anteriormente funcionou o Fórum da Comarca.

O local foi reestruturado em 1978 na gestão do presidente Jamir Schiavone, que contratou a bibliotecária Maria Theresa Nonato Petrilli com a incumbência de organizar a Biblioteca, que ganhou um espaço próprio. Maria Thereza – casada com José Horácio Petrilli mãe de dois filhos (Rodrigo e Giovana) e formada pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos – foi responsável pela organização da Biblioteca Jurídica do Legislativo entre 1978 e 2001, quando faleceu em 3 de agosto.

Desde 1998 quando recebeu o nome de “Biblioteca Jurídica Francisco Xavier Amaral Filho”, o acervo da repartição é mantido no prédio da rua 7 de Setembro defronte à sede da Câmara. Por sua vez, a Hemeroteca – armazenando coleções de jornais que deixaram de circular na cidade ao longo do tempo – é um privilegiado local para o estudo das publicações de imprensa e estudos históricos.