
O Departamento de Defesa e Controle Animal, da Secretaria de Serviços Públicos, resgatou nesta semana, mais um cachorro vítima de maus tratos.
Uma denúncia anônima, recebida pela fiscalização do Departamento, informou que o animal estava abandonado em uma residência fechada. Com o apoio da Polícia Militar Ambiental, a Defesa Animal organizou o resgate e acolhimento do cachorro. O veterinário do Canil Municipal realizou uma avaliação técnica para constatar as condições do animal.
O abandono e a situação de maus tratos foram confirmados e o animal foi recolhido pela Polícia Ambiental e encaminhado aos cuidados do Canil.
Um boletim de ocorrência e o auto de infração de mais tratos foram elaborados. O abandono e maus tratos a animais são crimes previsto na Lei 9.605/98, artigo 32º. Prevê detenção de três meses a um ano e multa. A pena é aumentada se ocorre à morte do animal.
“O Departamento de Defesa e Controle Animal recebe e fiscaliza as denúncias de eventuais práticas de maus tratos. Os agentes vão a campo para constatar ou não essas denúncias. Elas podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria (3362 -1080) e as informações são encaminhadas imediatamente ao Departamento. Na medida do possível, verificamos tudo que chega”, explicou Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal.
O animal resgatado passa bem.