IBATÉ | Thales Trigo ministra palestra sobre “Fotografia Digital” neste sábado (14)

Os amantes da fotografia terão uma excelente oportunidade de conhecer os primórdios da fotografia digital, sua evolução e o futuro da fotografia digital.

No sábado (14/9), às 15h, na Fundação Pró-Memória – Praça Antônio Prado, s/nº – Centro, acontece a palestra “Fotografia Digital” ministrada pelo professor Thales Trigo, fotógrafo que construiu sua grande experiência profissional no núcleo de pesquisa e ensino de fotografia do Senac São Paulo.

Thales Trigo é um profissional com ampla experiência tanto na fotografia como na pesquisa e docência e vai falar sobre imagem digital: conceito, definição, termos matemáticos e tecnológicos, questões sobre contraste e impressão gráfica, histograma entre outras dicas técnicas importantes.

A palestra de Thales Trigo faz parte da programação do 1º Festival de Fotografia São Carlos, que tem como tema, “O que é conhecimento?”, evento realizado pela Prefeitura de São Carlos através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), Departamento de Fomento ao Turismo, com execução técnica do jornalista e fotógrafo André Luís Ferreira – Cidade Fotográfica.

O 1º Festival de Fotografia São Carlos, aberto a população, com atividades gratuitas, tem por objetivo desenvolver o aspecto turístico fotográfico, debater o papel da imagem fotográfica na transmissão da cultura, educação e ciência, com a participação de fotógrafos profissionais, amadores e a sociedade acadêmica.

Quem é Thales Trigo

Thales Trigo se interessou pela fotografia na adolescência incentivado por seu pai. Na década de 1970, enquanto se graduava em Física na USP começou a fotografar de forma mais permanente e a se interessar pelos processos químicos da fotografia e principalmente pela óptica fotográfica. Em 1983 começa a fotografar profissionalmente em São Paulo.

Nos anos de 1990 é contratado pelo SENAC-SP para desenvolver os cursos básicos de fotografia. Em 1992 vai para a Suíça fazer um curso de formação em fotografia com grandes formatos na fábrica da Sinar. Nos anos 1993 e 1994 viaja aos Estados Unidos para o Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT) com o propósito de observar e aprender o que se fazia na maior escola de fotografia do mundo. Ao longo da década de 1990 trabalha na elaboração do Bacharelado em Fotografia do SENAC-SP onde foi coordenador de 1999 a 2007.

Durante 1998 fez a publicação do livro “Equipamento Fotográfico” agora na sua sexta edição e começou trabalhar na tradução dos três volumes da obra de Ansel Adams. Em 2007 criou a Fullframe Escola de Fotografia e em 2015 a sua nova escola, “Contraste Estudos Fotográficos”. Ao longo desses anos fez Mestrado em Astronomia IAG –USP e Doutorado em Engenharia POLI -USP.