SÃO CARLOS | Palacete Conde do Pinhal recebeu oficina de origami

A tradicional arte japonesa de dobrar papéis foi uma das atrações do segundo dia de atividades do 1º Festival de Fotografias São Carlos. A Oficina de Origami (câmera escura) coordenada pelo Grupo Kakushin Origami aconteceu na tarde desta sexta-feira (13/9), no Palacete Conde do Pinhal.

Ministrada por Fernanda Yuka Ueno, a famosa arte de dobraduras, com atividade agregada a fotografia, teve por objetivo desenvolver e divulgar, entre os inscritos, a arte milenar do origami.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, juntamente com o jornalista e fotógrafo André Luís Ferreira – Cidade Fotográfica, participou da abertura da Oficina de Origami e agradeceu a participação do Grupo Kakushin Origami no Festival.

“Quero agradecer a Fernanda pela participação em nosso Festival trazendo essa oficina de origami ligado à questão da fotografia. É uma importante contribuição para nós, obter novo conhecimento e aprender uma nova arte. Uma iniciativa que agrega qualidade de vida e melhores condições para a cidade, por isso fazemos um agradecimento especial em nome do prefeito Airton Garcia pela sua contribuição e participação”, disse Bragatto.

O professor e fotógrafo André Ferreira explicou que a relação da oficina de origami com a fotografia tem um aspecto educacional. “Pensamos em tirar a criança da distração, da questão abstrata ensinando uma parte da física óptica, porque ao levarmos esse conhecimento de maneira lúdica ela entende melhor a questão da física com a projeção da luz em uma superfície. Essa relação de educação que podemos oferecer através da fotografia é muito interessante e será replicada em projetos futuros”, ressaltou.