SÃO CARLOS | Caos na saúde mental é tema de debate entre Prefeitura, HU, Santa Casa, DRS e Câmara

Na última sexta-feira (13) foi realizada, na sala dos ex-prefeitos do Paço Municipal, uma reunião acerca da situação atual da saúde mental na cidade de São Carlos. Convocada pelo presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social Elton Carvalho (PSB) estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Universitário, Santa Casa, SINDSPAM, CAPS e até mesmo da Diretoria Regional de Saúde (DRS III) para deliberar sobre o assunto.

De acordo com o parlamentar, o município vive uma situação de calamidade nos atendimentos voltados á saúde mental, principalmente no tocante aos casos de internação que vêm ocorrendo na UPA Vila Prado, onde, pacientes psiquiátricos ficaram oito dias internados sem a mínima estrutura para tal.

“A UPA é destinada para urgência e emergência, não para internação. Ali não têm infraestrutura, alimentação, serviço de hotelaria hospitalar e nem sequer os servidores detém treinamentos e capacitações específicas para tal”, destacou Elton. “O Objetivo da reunião foi o de avaliar qual o papel de cada instituição perante esta situação e qual o fluxo de atendimento mais adequado e digno ao munícipe que carece desta modalidade de atendimento”, complementou.

O Hospital Universitário sinalizou que também atua no limite e apresenta déficit de psiquiatra em seu quadro clínico. A Santa Casa enfatizou que a única diferença entre a instituição e o que vem ocorrendo na UPA é que eles dispõem de hotelaria e alimentação, mas que, por lá a situação também é crítica.

“O objetivo era pactuar um acordo onde cada instituição assumiria seu papel mediante esta situação caótica que vem ocorrendo na UPA Vila Prado. No entanto, não houve acordo de imediato”, explicou o vereador.

De acordo com Elton, ainda esta semana documentações técnicas serão formalizadas objetivando providências com urgência. Segundo o parlamentar foi decidido por descentralizar os atendimentos da UPA Vila Prado para as outras duas UPAS (Cidade Aracy e Santa Felícia), avaliar os investimentos no CAPS e acionar por via judicial para que os papéis da Santa Casa e HU sejam cumpridos adequadamente.

“A situação é muito crítica. Remamos contra o tempo. As providências são para ontem”, finalizou.