TURISMO | Passeio Turístico encerra o 1º Festival de Fotografia São Carlos

Um Passeio Turístico Fotográfico na Escola da Floresta localizada no Sítio São João, na zona rural de São Carlos, coordenado pela fotógrafa Silvana Silva, encerrou no último domingo (15/9), a programação do 1º Festival de Fotografia São Carlos, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER)/Departamento de Fomento ao Turismo, com execução técnica do jornalista e fotógrafo, André Luís Ferreira – Cidade Fotográfica.

Quem participou do passeio pode conhecer o Turismo de vivência rural e projetos de educação ambiental, além das belezas naturais as margens do rio Ribeirão Feijão, responsável por parte do abastecimento de água da cidade de São Carlos.

Flávio Roberto Marchesin, um dos proprietários do Sitio São João e coordenador do Projeto de Educação Ambiental da Escola da Floresta definiu que o Festival de Fotografia “foi surpreendente no sentido de entendermos a importância da fotografia e o que ela nos traz e receber a visita dos participantes foi um prazer, poder falar sobre a proteção do meio ambiente, agricultura sustentável, despertar a consciência de que é possível se conviver em harmonia, a questão da produção agrícola e a proteção dos recursos naturais”.

O professor e fotógrafo João Moura um dos palestrantes ressaltou que “um festival independente da área sempre ajuda na formação de público da área, seja de dança, de teatro, fotografia. Conseguimos mostrar que a fotografia não é só arte e cultura, ela também gera trabalho, emprego e cria renda, incentivando a formação de mão de obra qualificada”.

A professora Dnize Castro apresentou as Leis de incentivo para produção fotográfica e explicou os mecanismos que existem na área de fotografia para que os fotógrafos possam conhecer e viabilizar seus projetos “O Festival é importante para fomentar essa área na cidade, revelar trabalhos realizados. A melhor forma de fazer um bom projeto é pensar principalmente na contribuição da sua ideia para a sociedade”, orientou.

O professor, fotógrafo e palestrante Thales Trigo, destacou que a realização de um Festival de Fotografia em São Carlos é mais importante do que em outros lugares. “É a cidade do conhecimento, nenhuma cidade do Brasil tem gente tão bem formada e vínculo com o saber, a cultura e o conhecimento como São Carlos”, destacou.

André Luís Ferreira, fotógrafo da Cidade Fotográfica, confessou que a fotografia de esportes é uma das coisas que mais gosta de fazer e deu a seguinte dica “para fazer boas fotos de esportes, uma das coisas mais importantes é conhecer um pouco do esporte que você vai fotografar, isso ajuda demais conseguir boas imagens”.

O ciclista Marcelo Florentino Soares (Mixirica) também destacou que o festival de fotografia foi “uma abertura importante para incentivar a prática do ciclismo, não se deve desistir dos sonhos, mas tentar ser um super-herói na vida”.

Silvana Silva, fotógrafa destacou que “encerrar o festival com um passeio turístico fotográfico e conhecimento da natureza é gratificante, porque o festival foi produtivo do começo ao fim”.

Já Cristiane Feriato da Silva, do fotoclube Aracuara (da cidade de Araraquara) comemorou a iniciativa ao dizer que “eu fico feliz em saber que existe um trabalho de conscientização ambiental com os jovens e oportunidades de se conhecer novos lugares e interagir com os colegas fotógrafos”.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, ressaltou que “a programação do Festival de Fotografia São Carlos teve boa qualidade de aprendizado, de compartilhamento, alegria para as pessoas que participaram de uma troca de conhecimento, de experiências. Outros festivais virão, nós vamos tornar São Carlos realmente uma cidade dos festivais”, finalizou.

As Exposições “Esportes e Ação” que está no saguão de entrada da Fundação Pró-memória e “Nanofotografia – a arte no invisível” no Museu da Ciência “Profº Mário Tolentino”, podem ser visitadas até 11 de outubro.