
Durante as visitas, crianças coletam sementes para plantio de mudas no viveiro da escola
Os projetos de extensão “Arca do Cerrado: jardinagem para a valorização e recuperação do Cerrado” e “Visitas Orientadas Trilha da Natureza”, ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promoveram no último dia 16 de setembro uma visita especial ao fragmento do Cerrado da Universidade, com a participação dos alunos da Escola Escola Estadual “Prof. Adail Malmegrim Gonçalves”, do distrito de Água Vermelha, em São Carlos. O objetivo foi oferecer o contato direto das crianças com o Cerrado e aprofundar seus conhecimentos sobre o bioma.
A ação – que prevê duas visitas – integra um projeto em parceria com a escola, viabilizada pela professora de Ciências e Biologia da escola visitante, Rejane Cristina Brassolatti Silveira, e envolve 26 crianças de 11 a 12 anos do 6º ano do Ensino Fundamental. A segunda visita do grupo será na manhã do dia 7 de outubro. “Para as crianças esse tipo de prática é muito importante uma vez que a maioria reside em zona rural na região de bioma Cerrado e não o reconhece como tal. Reconhecê-lo em suas particularidades de fauna e flora, seus aspectos geográficos, de clima, de atividades e intervenções humanas é muito importante no sentido de se criar uma consciência e ações positivas de preservação e respeito por esse bioma e sua biodiversidade”, explica Rejane.
A atividade é composta pela visita em dois locais no Campus São Carlos UFSCar – o Pomar do Cerrado, área em frente ao Departamento de Computação (DC) da Universidade, onde o Projeto “Arca do Cerrado” cultiva e mantêm diversas espécies nativas do bioma, e a trilha no fragmento do Cerrado do Campus, onde o projeto “Trilha da Natureza” desenvolve atividades educativas. Além da visita, a iniciativa inclui coleta de sementes e plantio no viveiro na escola. “A proposta é que as mudas produzidas sejam usadas para jardinagem na própria escola, que está inserida em região de Cerrado”, explica a bióloga Liane Biehl Printes, da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar e coordenadora do projeto “Trilha da Natureza”.
“Chamamos a atenção das crianças para as características e funções das sementes, flores e frutos das plantas do Cerrado – tanto as do Pomar quanto as presentes no caminho da trilha. Tentamos contribuir para uma reconstrução do olhar delas para as belezas do Cerrado, tão admiráveis quanto a de outros biomas, como a Amazônia e a Mata Atlântica, por exemplo”, explica o professor do DC, Maurício Fernandes Figueiredo, coordenador do projeto “Arca do Cerrado”.
Roteiro
O passeio teve duração aproximada de três horas. Antes das 8 horas, as crianças já chegaram à UFSCar e, no Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), vestiram os equipamentos de proteção individual (perneiras) e receberam orientações sobre as atividades a serem realizadas no dia. Na sequência, foram levadas até o Pomar do Cerrado. Lá, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas das espécies vegetais características do Cerrado – cultivadas ali devido à sua beleza e importância para a sociedade. Também receberam orientações sobre plantio e manutenção das plantas e trocaram experiências.
Durante a atividade, foi lançado um desafio para desenvolver a capacidade de observação da natureza pelos alunos: “Inicialmente, no Pomar, algumas espécies foram apresentadas em maior detalhes, descrevendo suas características, em especial, seus frutos e sementes (inclusive as formas de dispersão); na trilha, os alunos foram motivados a apontarem as mesmas espécies quando as identificassem ao longo do caminho”, detalhou a equipe da Arca do Cerrado. “Pelo fato da visita estar sendo realizada dentro de uma atividade que tem como objetivo específico à coleta de sementes e o plantio de mudas, o foco principal está em localizar e reconhecer plantas com sementes. Quando possível é feita a identificação e a coleta de sementes”, complementou Liane Printes. “Procuramos também apresentar as características do Cerrado e seus diversos ambientes, visualizar animais e seus vestígios e perceber o cerrado como um todo”, afirmou a bióloga.
Parceria
A atividade, viabilizada pela união entre os dois projetos de extensão da UFSCar, e a escola vai ao encontro das diretrizes do currículo escolar das crianças. “O estudo de biomas brasileiros assim como a biodiversidade e a educação ambiental fazem parte da grade curricular das séries do ciclo 2 do Ensino Fundamental. Daí a importância de associar a teoria à prática e complementar os conhecimentos e enriquecer esse conteúdo”, destacou a professora Rejane, que idealizou a iniciativa.
Rejane entrou em contato com a coordenação do projeto “Trilha da Natureza” e solicitou apoio para a organização da atividade. “Então, contatamos o coordenador do projeto ‘Arca do Cerrado’ pela experiência acumulada pelo projeto na implantação e na manutenção do “Pomar do Cerrado”, recordou Liane. “Com alegria recebemos esse convite para fazer parte dessa atividade”, declarou o professor Maurício. “Se possível, no futuro, pretendemos realizar outras iniciativas envolvendo a preparação de mudas: semeadura, acompanhamento e plantio. Essa ação vai ao encontro dos objetivos de nosso projeto: permitir às pessoas conhecer as belezas e a importância do Cerrado, em especial em nossa região, a fim de gerar o interesse e a participação em sua conservação, fazendo com que esse reconhecimento passe a orientar atividades que venham a desenvolver, associadas, por exemplo, à jardinagem artesanal ou profissionais, projetos paisagísticos, entre outros”, concluíram os integrantes que cuidam do Pomar do Cerrado.
As fotos da visita podem ser conferidas na página do projeto “Trilha da Natureza” do Facebook (facebook.com/pg/TrilhaDaNaturezaUfscar).