ESPAÇO SAÚDE | Onicocriptose ou unha encravada; clique aqui e saiba mais

Por Ednelza dos Santos Assis Pedrozo*

A unha do pé encravada, também chamada de onicocriptose, ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Pode haver dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha. … Uma unha encravada pode resultar de inúmeros fatores, mas sapatos inadequados e unhas não cortadas corretamente são as causas mais comuns.

Higiene adequada e calçado adequado são práticas preventivas necessárias.

O tratamento é simples e consiste na retirada do fragmento que penetrou na pele em seguida o paciente fará um curativo onde provavelmente terá a recuperação rápida dos tecidos afetados.

A formação de abscessos e granulomas é conseqüência da persistência da reação local. Um abscesso ocorre devido à invasão de bactérias na ferida, enquanto o granuloma consiste em uma hiperplasia da pele e do tecido celular subcutâneo em contato com o corpo estranho.

Tratamento de Unha encravada

Se você tiver diabetes, dano ao nervo da perna ou pé, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha, consulte o médico imediatamente. Não tente tratar o problema em casa.

  • Procure um podólogo pra melhor esclarecimento.

Já que a onicocriptose incomoda e pode apresentar complicações, o mais indicado é preveni-la.

Venham nos conhecer e agende uma avaliação aqui na Clínica Espaço Saúde, na rua Dr. Teixeira de Barros, 493, Centro, em frente ao Estádio Municipal de Ibaté.

(*) Ednelza dos Santos Assis Pedrozo é técnica em podologia e especialização em podologia geriátrica