
O vereador Elton Carvalho (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, conduziu na última segunda-feira (30) na sala das sessões do Legislativo, os trabalhos da audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao exercício da pasta no 2º quadrimestre. Na ocasião, o secretário Marcos Antônio Palermo afirmou que irá resolver o problema relacionado aos atendimentos psiquiátricos nas UPA’s que estão em condições precárias.
De acordo com o protocolo já existente, o procedimento adequado seria estabilizar o paciente e, passando de 24 horas, encaminhar para hospitais com a devida infraestrutura como Santa Casa e Hospital Universitário.
“Determinarei esta semana que os pacientes das três UPAs sejam estabilizados conforme protocolo”, afirmou o secretário durante a audiência. “A gente entende que ser for um paciente que estiver na UPA, que ele seja encaminhado para os hospitais, tendo em vista que nas UPAs as condições são desumanas; sem água, sem banho e sem alimentação. Muitas vezes os próprios servidores fazem rateio, e vaquinha para comprar alimento para estes pacientes no final de semana, e isto é desumano, não é justo com o cidadão”, complementou Palermo.
Elton Carvalho, em entrevista à imprensa, ponderou que “a situação destes pacientes é critica, como enfatizou o próprio secretário”. O parlamentar se propôs a “continuar realizando visitas periódicas in loco para verificar se a determinação do titular da pasta da Saúde será realmente cumprida”.