SÃO CARLOS | Escolhidos pratos que vão representar a macrorregião na etapa final do “Feito em SP”

Uma comissão avaliadora formada por profissionais do Mundo Mesa, pelas secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa, Turismo e Agricultura e pela Chef Madrinha, Danielle Dahoui, definiu na noite de quarta-feira (02), durante a abertura da etapa regional do “Feito em SP”, no campus da Fundação Educacional (FESC), em São Carlos, que os pratos bolinho de bacalhau, do Delícia de Bacalhau e o Bucólio (lanche caipira) do Gastrobier A Fábrica e os produtores do Joelho de Porco Defumado, do Porco Caipira e Manteiga Caseirinho, do Queijo Caseirinho, vão representar a macrorregião de São Carlos na etapa final do Festival “Feito em SP”, na cidade de São Paulo de 24 a 27 de outubro, nas instalações do Memorial da América Latina.

A etapa do “Feito em SP” em São Carlos foi organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda/Departamento de Fomento ao Turismo e teve a participação do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, representando o Governador João Dória, da secretária executiva Claudia Pedrozo, representando o secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, da diretora técnica da Secretaria Estadual de Turismo, Christine Fuchs Grecco, do prefeito Airton Garcia Ferreira, dos vereadores Daniel Lima, Moisés Lazarine e Roselei Françoso, do secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda Walcinyr Bragatto e Georges Schnyder, Diretor Comercial da Prazeres da Mesa .

Quem foi ao evento, montado no campus da FESC, teve a oportunidade de saborear pratos típicos da cidade, como a Xica Doida, Pizza das Arábias, Bolinho de Bacalhau, Joelho de Porco Defumado, Linguiça Romeu e Julieta, Manteiga Caseirinho, Boconote e o Bucólico; assistir ao show de Cássio Sales; a apresentação do Coro Paulista São Carlos e dos DJ Turn X e DJ Mitsuname. Também pode acompanhar palestra sobre boas práticas agrícolas, manejo adequado, monitoramento de pragas e doenças, higiene na colheita, embalagem e transporte capacitações e registros de operações e uma masterclass com a Chef Danielle Dahoui (Ruella), que ensinou uma receita de “Coq Au Vin a Paulista”. Uma unidade móvel do SEBRAE-São Carlos também prestou atendimento aos empreendedores e participantes das oficinas.

O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, ressaltou que “o Governo do Estado de São Paulo vem olhando a cultura de uma forma diferente, profissional, elencando a Economia Criativa, valorizando a gastronomia que temos não só na capital, mas em todo o Estado. A região de São Carlos e os municípios vizinhos têm um grande potencial nas áreas da cultura, gastronomia e do turismo e esse potencial vai ser explorado porque esse evento veio para ficar”, disse.

Para a secretária executiva Claudia Pedrozo, a etapa de São Carlos foi surpreendente. “Uma alegria muito maior do que eu pensava. A cidade de São Carlos é extremamente acolhedora, nos recebeu com uma pujança e integração surpreendente. Nós já sabíamos das boas relações, mas nós tivemos uma parceira muito estreita e frutífera, ao ponto de criarmos um evento com essa qualidade”, contou a chef.

Claudia Pedrozo destacou que o Governo do Estado vai tratar o segmento de Economia Criativa com prestígio, pensando em fazer ganho de escala, de aceleração, de desenvolvimento econômico, social e cidadão. O segmento traz R$ 53 bilhões para o Estado de São Paulo.

“Esperamos uma visibilidade internacional para que os nossos produtos e os ativos feitos no interior de São Paulo ganhem a devida reverência e mercados para além do estado, para o Brasil inteiro e mercados internacionais. O evento também é para o empreendedor, o novo empreendedor, aquele que quer se qualificar como empreendedor gastronômico, porque estamos tratando da cadeira produtiva inteira, quem quer o novo, valorizar o mercado, prestigiar dar força, fomentar e fazer a visibilidade para os produtores, bares e restaurantes que se integrarão o SP Gatronomia”, finalizou.

O prefeito Airton Garcia disse que a parceria é positiva porque movimenta a economia de São Carlos e região. “O prefeito tem sempre que fazer parceria tanto com o governo estadual como o governo federal. Nós procuramos sempre manter o bom relacionamento. Toda movimentação da cidade é positiva porque traz gente de fora, movimenta a rede hoteleira, restaurantes e isso é bom para a cidade”, destacou.

Lucas Malachias, do Delícia do Bacalhau, explicou que o bolinho de bacalhau é preparado com carinho desde a batata até o bacalhau porque a equipe ama o que faz. “Trabalhamos muito para isso, com seriedade para oferecer um prato de qualidade. Vamos para São Paulo fazer melhor ainda”, comemorou.

Eduardo Machado, do A Fábrica Gastro Beer, explicou que o bucólico é um lanche simples feito de carne de porco moída empanada, mussarela com maionese de melado de cana, com toque de alho, goiabada reduzida no vinho e repolho batido. “É muito importante essa oportunidade de ir para São Paulo mostrar nossa cozinha, uma alegria enorme para a gente que cozinha, para o pessoal da fabrica, um lugar caipira aconchegante, com outros pratos deliciosos. Estamos transbordando de alegria, é fantástico, esperamos vocês em São Paulo”, convidou.

“Quero agradecer a todos que participaram deste evento tão importante e significativo, uma parte do maior evento de gastronomia do Brasil que iniciou as atividades em São Carlos, agradecer a equipe do Prazeres da Mesa o Governo do Estado por toda essa estrutura maravilhosa que trouxe para São Carlos e cumprimentar todas as secretarias de Estado, todos que trabalharam  conosco para que pudéssemos ter essa oportunidade  bonita de convivermos em família, com ações voltadas para apresentação cultural, gastronomia, vivendo e compartilhando o bem. Que a gente possa no dia a dia em nossa cidade e na região estarmos gerando eventos de qualidade e competência como o Feito em SP”, finalizou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda Walcinyr Bragatto.

[sp_wpcarousel id=”47540″]