SAÚDE | Unimed São Carlos realiza evento e cria Comissão de doação de órgãos

Ação marcou o mês de setembro, voltado à sensibilização da doação de órgãos e tecidos

 

A Unimed São Carlos realizou, na noite do dia 30 de setembro, o evento “Doação de Órgãos: entendendo como acontece a doação de órgãos no interior do Estado de São Paulo”. A ação marcou o Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Realizada no auditório da Unimed, a atividade contou com mais de cem participantes entre colaboradores, gestores, supervisores, cooperados e diretores da instituição que puderam acompanhar a nomeação dos membros da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDOTH) do Hospital Unimed São Carlos, além de uma palestra com a enfermeira Judith dos Santos da Silva, Coordenadora da Organização de Procura de Órgãos de Ribeirão Preto, e emocionantes depoimentos de pacientes transplantado e de familiares de doadores.

Durante sua apresentação, Judith levou dados alarmantes sobre a doação de órgãos no Brasil: 43% das famílias que passam por entrevistas NÃO tem interesse em doar seus órgãos, número considerado ainda alto. A enfermeira ressalta: “Existem cinco vezes mais chances de uma família precisar de doação do que de se tornar um doador. Por isso, tamanha a importância em conscientizar a população sobre a doação. Falta esclarecimento da sociedade e precisamos mudar esse quadro”.

A doação mudou a vida do engenheiro civil Márcio Francisco de Guzzi Oliveira, que recebeu um coração há 14 anos. Acompanhado da família, Márcio contou aos presentes como o transplante transformou sua história. “Eu estava com 42 anos, saudável, no auge da minha forma, quando tive sintomas que me levaram a descobrir uma miocardiopatia dilatada. Controlei com medicamentos por 14 anos e chegou o momento em que o médico indicou o transplante. Aproveitei a vida ao máximo, mas, nos meses em que antecederam o procedimento, fiquei bastante debilitado. Então, chegou o feliz dia em que recebi o coração. Tive zero de rejeição. Hoje, faço musculação e natação, aproveito a minha família. No dia em que recebi o coração, comemoro meu segundo aniversário!”

Reforçar a importância da conscientização sobre a doação de órgãos faz parte do compromisso da Unimed São Carlos em ajudar ao próximo, como aponta do Diretor Superintendente, o médico Ivan Linjardi. “Temos ainda uma fila muito grande de brasileiros que precisam de um órgão para continuar vivendo, ou melhorando sua qualidade de vida. A Unimed não pode deixar de participar dessa luta, que é uma luta da sociedade. Ficamos satisfeitos de, no mês do Dia Nacional da Doação, oficializarmos nossa Comissão que, além de melhorar a qualidade de atendimento e assistência no complexo processo da doação, reforça a responsabilidade da cooperativa com a sociedade”.