POLÍTICA | Câmara Municipal homenageou Protetores de Animais na sexta-feira

Foi realizada na última sexta-feira (4), no Edifício Euclides da Cunha, a primeira sessão solene em comemoração ao Dia do Protetor de Animais, instituído pela lei municipal 19.103, de 2019, de autoria da vereadora Laíde Simões (MDB). Na oportunidade, a Câmara Municipal prestou homenagens à Sônia Regina Biaggio Rocha, “Protetora de Animais do Ano” e a Enio Malaquini, “Protetor de Animais Homenageado do Ano”.

A solenidade foi comandada pelo vereador e presidente da Câmara, Lucão Fernandes (MDB) e também contou com a presença de Maria Alice Macedo, defensora pública; Ariadne Leopoldino Margarido, presidente da OAB São Carlos; Ivone de Fátima Manente Zanquim, vice-presidente da ACISC,  Mariel Pozzi Olmo, secretário de Serviços Públicos, na ocasião representando o Prefeito Municipal e Fernando Siqueira Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal. A vereadora Laíde Simões foi a oradora oficial da sessão.

Os escolhidos para receber as honrarias de protetores dos animais do ano são pessoas com trabalho voluntário reconhecido nessa área em São Carlos.

SONIA REGINA BIAGGIO ROCHA, é professora no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e presidente da Arca de São Francisco (ASF), ONG  que, com sua colaboração ,começou a atuar na cidade no ano de 2001 e  já ultrapassou o número de 40 mil animais castrados desde sua fundação. Sonia se destacou também pela  criação da comissão de proteção aos animais no campus da UFSCar.

ÊNIO MALAQUINI, são-carlense de 82 anos trabalhou em indústrias locais e na Polícia Rodoviária e, no final dos anos 1960, já se dedicava a ajudar com comida e cuidados animais abandonados que via pelas ruas. Quando em viagens a trabalho, passou a recolher animais com seu veiculo e abrigar em sua casa. Investiu recursos próprios para melhorar as condições de atender um número crescente de animais necessitados. Enio chegou a atuar como delegado da UIPA-SP. Atualmente preside uma entidade de proteção aos animais – a PROTEGE – montada para auxiliar na sua busca por ajudas pontuais que consegue receber.

A inclusão da data comemorativa no calendário oficial do município visa conscientizar a população sobre a importância das ações realizadas pelos protetores de animais que contribuem efetivamente na melhoria da saúde pública e na promoção dos direitos dos animais.