IBATÉ | Regina Queiróz participa de palestra sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama

Outubro é mundialmente considerado o mês de prevenção ao câncer de mama e a presidente da Câmara Municipal de Ibaté, Regina Queiróz (PSDB), participou nesta terça-feira, 08, na Câmara Municipal de Araraquara, de uma palestra para tirar dúvidas sobre a prevenção, o diagnóstico e a doença em si.

Realizado pela Escola do Legislativo (EL), o evento contou com a palestrante Dânia Garcia, que estava interpretando a enfermeira Chatifunda. Em 2014, ao tirar a blusa, Dânia notou que o bico de sua mama direita estava invertido e, ao procurar um médico, foi diagnostica com câncer. Por essa razão, ela explanou a importância de as pessoas conhecerem o próprio corpo para que qualquer alteração possa ser notada.

Regina conta que a palestra destacou que toda a população deve entender que esse não é um problema que acomete somente mulheres, mas também homens. “Portanto, é necessário que os homens também façam o autoexame”, contou.

Dânia buscou trabalhar o medo que as pessoas têm da palavra “câncer”. Afinal, deixar de falar não traz imunidade. “Muitas pessoas acham que se não falar a palavra não vai ter a doença, mas não funciona assim. Câncer é apenas um nome, assim como diabetes, colesterol e qualquer outro tipo de doença, e o medo de pronunciá-la não vai mudar nada”, contou a palestrante.

A parlamentar ressaltou que a enfermeira falou também sobre a necessidade das pessoas não condenarem à morte quem acabou de ser diagnosticado com a doença. “O câncer pode ter cura desde que o diagnóstico seja precoce e tratamento feito corretamente”, contou Regina.

A ideia da palestra surgiu justamente por conta da campanha mundial que acontece nesse mês, o “Outubro Rosa”, e busca levar informação a todos.

Regina ressalta que a palestrante contou que o país registra números altos da doença no país. “Por isso, quanto mais conhecimento disseminarmos, mais seguros podemos ficar”, salientou a presidente da Câmara de Ibaté. “A palestra foi muito boa e esclarecedora, ensinou como se tocar e a conhecer o próprio corpo mesmo, para poder investigar o câncer de mama”, completou.

Além da presidente do Legislativo ibateense, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) e a assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, também estiveram presentes.