SÃO CARLOS | Reforma da Casa Amarela de Santa Eudóxia será retomada

As obras para reforma da Casa Amarela de Santa Eudóxia serão retomadas no início de novembro. A ordem de serviço foi assinada na tarde da última quarta-feira (16/10), pelo prefeito Airton Garcia, pelo secretário de Obras Públicas, Reginaldo Peronti e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia. O vereador Roselei Françoso e o padre de Santa Eudóxia, Eduardo Lacerda também acompanharam a assinatura do documento.

A reforma e ampliação da Casa Amarela serão realizadas pela empresa Umpler Engenharia e Soluções ME. A obra custará R$ 297.686,05 e tem prazo de 180 dias para entrega. “A empresa contratada antes abandonou a obra e foi necessário começar uma nova licitação. Vamos retomar os serviços e o projeto mantém as características do imóvel”, explicou Reginaldo Peronti, secretário de Obras Públicas.

O projeto da Casa Amarela foi desenvolvido de acordo com as necessidades do Fundo Social de Solidariedade. “A Casa Amarela será uma nova unidade do Fundo Social, em Santa Eudóxia. A distância da cidade faz com que as pessoas tenham mais dificuldade de formações na área da gastronomia, manicure e pedicure, corte e costura, entre outros”, explicou Lucinha Garcia, presidente do Fundo Social.

Para o prefeito Airton Garcia, um projeto importante para o desenvolvimento local. “A proposta do Fundo Social é fortalecer a comunidade local oferecendo capacitação e geração de renda. O distrito tem um grande potencial de turismo e isso deve ser fomentando”, disse ele.

CASA AMARELA

A “Casa Amarela”, como é popularmente conhecida, é uma importante edificação no distrito de Santa Eudóxia. Construída no ano de 1900, seu uso foi basicamente residencial, tendo abrigado diversas famílias ao longo do tempo. Entre 1937 e 1938, recebeu um tabelionato e um consultório odontológico. Os profissionais responsáveis pelos estabelecimentos também residiram no imóvel. Possui características de transição entre a arquitetura tradicional colonial e a arquitetura eclética. Com pouca ornamentação, os destaques são o telhado bastante conservado, a cimalha e a marcação sobre as aberturas.