SÃO CARLOS | CME realiza Fórum de Empregabilidade no Senac

A Comissão Municipal de Emprego (CME) em conjunto com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e apoio da Gerência Regional do Trabalho e do SENAC São Carlos, realizou na quarta-feira (23), das 8h às 13h, no Auditório do SENAC São Carlos, o Fórum de Empregabilidade.

Entre os temas foram discutidos dados da economia brasileira, trabalho formal e informal, desemprego, empreendedorismo, consumo das famílias, desempenho do PIB, programas de ação do SEBRAE, cidade empreendedora, mercado de possibilidades, recuperação cíclica, subocupação do emprego, o sentido do trabalho, entre outros.

O Fórum de Empregabilidade apresentou aos participantes as palestras “Alguns aspectos do Relatório da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho 2019 – OIT” como: aumentar o investimento nas capacidades das pessoas, das instituições e aumentar o investimento em trabalho decente e sustentável”, apresentada pela Gerente Regional do Trabalho, Dra. Consuelo Generoso Coelho de Lima; “Empreendedorismo e oportunidades de negócios” com Elton Aquinori Yokomizo – Gerente do SEBRAE São Carlos; “Economia Brasileira – Os desafios da retomada: Renda, Emprego e Empregabilidade, apresentada pelo Economista e Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, Doutor em Economia, Luiz Fernando de O. Paulillo e a palestra motivacional “O sentido do trabalho”, ministrada pelo vereador e psicólogo Luis Enrique Paulino Carmelo. O Fórum foi finalizado com um debate entre os palestrantes mediado pela Gerente Regional do Trabalho.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, destacou que foi um Fórum dinâmico formado por todas as representatividades, feito pela Comissão Municipal de Emprego, que é tripartite. “Foi uma reunião dos setores debatendo e discutindo as dificuldades existentes na questão da empregabilidade. O país passa alguns anos por um momento econômico delicado e nós estamos discutindo com todos os setores numa avaliação local, regional para debatermos propostas que possam melhorar a condição de acesso das pessoas a oportunidade de trabalho. Essa perspectiva tem sido rica e nesta gestão estamos trabalhando de forma permanente com a Comissão Municipal de Emprego a manutenção de reuniões focadas na perspectiva de vida das pessoas e os representantes de todos os setores têm dado boas contribuições”, disse Bragatto.

O presidente da CME e do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região, Paulo Roberto Gullo, destacou que “São Carlos é a Capital Nacional da Tecnologia. “Nós precisamos reverter o quadro que existe hoje, nosso trabalho é engessado porque trabalhamos de segunda a sábado com horários pré-determinados e nós precisamos mudar isso. O comércio tradicional também precisa entrar no novo mercado de trabalho, com trabalho aos domingos e feriados, porque isso só vai enriquecer e gerar mais emprego. O lado patronal está muito preocupado na manutenção de emprego e na geração de novos empregos e isso está sendo discutido com o sindicato dos empregados do comércio para que se reverta o quadro para o próximo ano. Vamos colocar esses novos horários que poderão vir a acontecer em discussão na convenção coletiva do próximo ano”, ressaltou.

Elton Aquinori Yokomizo, gerente do SEBRAE São Carlos destacou que um Fórum que envolve a discussão de informações sobre empregabilidade, geração de emprego e renda é importante e fundamental para a cidade, porque as reuniões aproximam as pessoas, dissemina conhecimento, dados e informações, sensibilizando o público, os empreendedores e empresários. “O SEBRAE está envolvido dentro dessa cadeia porque trabalha questões que envolvem empreendedorismo, um fenômeno social em que as pessoas não só trabalham a abertura de um negócio ou a entrada em um trabalho da atividade empresarial, mas acima de tudo também tem a condição de empreender dentro das próprias empresas. Uma forma em que as pessoas podem se tornar ativas desenvolvendo as suas atividades empresariais ou até a abertura ou formalização do próprio negócio”.

A gerente Regional do Trabalho, Dra. Consuelo Lima, destacou que “a questão do emprego, do trabalho humano, da empregabilidade é uma questão fundamental não só para esse momento que nós estamos vivendo, mas para o nosso futuro próximo e não só para São Carlos. Hoje essa é uma das questões cruciais para a humanidade. O fato de criarmos um fórum para discussões de empregabilidade na cidade é de extrema importância, por que nós vamos discutir propostas a partir do lugar onde nós vivemos, estabelecendo compromissos para o futuro do nosso país a partir do lugar onde estamos vivendo”, observou.

A gerente do SENAC São Carlos, Maria Júlia Valdo Mascaro, afirmou que “recebê-los aqui para falar sobre empregabilidade é uma honra porque é também uma grande responsabilidade do SENAC através da capacitação e formação de mão de obra das pessoas para as áreas do comércio, serviço e turismo, que é a nossa vocação”.

O economista e professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, Luiz Fernando Paulillo, destacou a vocação de São Carlos. “Aqui você tem agricultura, agroindústria, comércio, serviços e educação. Nós somos um polo de ensino que não tem igual na América Latina. São Carlos é a cidade que você cruza com o empresário na rua, ao mesmo tempo com o funcionário público, têm duas unidades da Embrapa, universidades e ao mesmo tempo você encontra com um empreendedor da startup e com o aluno, futuro engenheiro. Isso não é comum para o Brasil e a América, é muito difícil de você encontrar, precisamos pensar sobre isso, o que a cidade tem de bom e acelerar nessa direção, estimular todas as entidades locais para fomentar essa rede, precisa ter intercâmbio e movimentação”, orientou.

“Estamos em um momento de repensar os cenários econômico, do trabalho, repensarmos a nossa concepção sobre a pessoa humana, suas capacidades, potencialidades, seus limites, porque a partir da pessoa humana nós iremos também transformar o cenário social, econômico, de trabalho, de emprego e de renda. Trazer um pouco da discussão para o campo da psicologia enriquece esse momento e eu me sinto feliz em poder contribuir com essa discussão e também levar uma bagagem para casa de tudo que foi trabalhado nesse dia”, finalizou O vereador e psicólogo Luis Enrique Paulino Carmelo.