SÃO CARLOS | Prefeitura inicia concretagem do calçadão da General Osório

A concretagem do calçadão da rua General Osório, que estava programada para a última sexta-feira (18/10), mas que devido o alerta de chuva forte emitido Defesa Civil, foi adiada, começou a ser executada na manhã desta quarta-feira, dia 23 de outubro, no primeiro trecho que compreende a rua 9 de julho e Episcopal.

A readequação dos dois trechos (rua 9 de julho até Episcopal – Episcopal até avenida São Carlos) começou no dia 16 de setembro com o trabalho do SAAE que trocou toda a rede de água e esgoto.

“Entre a 9 de Julho e a rua Episcopal eliminamos 3 redes antigas de ferro fundido e fizemos novas de 2 polegadas em PVC e trocamos todas as ligações das lojas, aumentando a captação da água da chuva. Agora estamos trabalhando entre a Episcopal e avenida São Carlos. Aqui deixamos uma rede existente que está boa, porém eliminamos outras duas de ferro fundido e substituímos por novas e também estamos refazendo todas as ligações das lojas. Mas nesse trecho será necessário trocar 20 metros de galeria. A situação que encontramos é pior do que imaginamos”, explicou o chefe do setor de Manutenção de Rede do SAAE, Lauriberto Corsi (Mola).

Já Kleber Luchesi, diretor da Secretaria de Transporte e Trânsito, disse que após a finalização do serviço do SAAE no primeiro trecho, antes da concretagem, já foi realizado o cabeamento elétrico subterrâneo, inclusive das câmeras de segurança e a drenagem. “Iniciamos a concretagem da parte central da 9 julho até a Episcopal, na sequência vamos fazer a concretagem das laterais, mas antes vamos colocar uma passarela para não atrapalhar o fluxo até as lojas e depois vamos colocar o piso fulget em granilite. Assim que o SAAE terminar o trecho da Episcopal até a avenida iniciamos a concretagem lá também”.

O custo da obra será de R$ 700 mil divididos entre Prefeitura (R$ 285.461,93), SAAE e ACISC. A ACISC e os comerciantes investiram em um novo planejamento mobiliário para o local, com novos bancos, iluminação de LED, floreiras, bicicletários e porta-lixos. A proposta é resgatar a função do espaço, trazendo para a área central mobilidade, acessibilidade, segurança, inclusão, convívio social e sustentabilidade.