SÃO CARLOS | Congresso Estadual de Empreendedorismo reúne 300 pessoas
O trabalho foi intenso e incessante durante 30 dias. Como resultado, a casa estava cheia no 16º Congresso Estadual de Empreendedorismo, promovido na quinta-feira (24) pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE/CIESP) de São Carlos. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas e arrecadou mais de 250 quilos de alimentos, que serão destinados às entidades assistenciais do município.
“Ficamos muito felizes quando o pessoal de São Carlos se voluntariou para realizar o evento aqui porque gostamos muito de prestigiar o interior, que tem uma força muito importante dentro da indústria paulista. Então essa ideia foi muito bem recebida por todos”, afirmou Oswaldo Delfin Nogueira, diretor titular do NJE estadual.
Sucessão familiar, Economia Circular, Indústria 4.0 e Manufacturing Executions System, Liderança e Inovação, Gestão de Pessoas para Perpetuação de Empresas e Neurovendas foram os temas abordados durante todo o evento, que teve início às 8h e foi até às 19h. No encerramento, o riso tomou conta do salão com o Stand Up conduzido pelo comediante e empreendedor Diogo Portugal.
“Foi fantástico! As palestras foram de excelente qualidade, os assuntos muito interessantes tanto para empreendedores, como para a indústria, enfim, o evento teve tudo o que a gente precisava para se manter atualizado, tanto do ponto de vista de tecnologia, como de gestão”, comentou o diretor do Senai São Carlos, Marcio Vieira Marinho.
Autossustentável
Antes mesmo do sol nascer, elas estavam lá, garantindo um evento autossustentável. As placas de energia fotovoltaica (energia solar), instaladas para evitar o uso de energia elétrica, corroboraram o tema da 16ª edição do Congresso: Os desafios da inovação para o futuro da indústria sustentável.
“Esse tema foi proposto justamente para refletirmos juntos sobre toda a inovação que está chegando e evoluindo de forma rápida, e também sobre a sustentabilidade. Cada vez mais esse é um foco de preocupações e, sobretudo, de desenvolvimento de soluções”, explicou Iara Frasnelli Matias Fernandes, integrante do NJE.
O professor universitário Rodrigo Ricardo, que explanou sobre Economia Circular, confirmou a importância do assunto. “Foi uma alegria muito grande abordar esse tema junto a empresários. Sempre fui um apaixonado pela questão ambiental e acredito que isso não é um modismo, ao contrário, se faz cada vez mais necessário para que tenhamos realmente o conceito de desenvolvimento sustentável aplicado na prática e não simplesmente algo poético”, ressaltou.
Repercussão
O sucesso da 16ª edição do Congresso Estadual de Empreendedorismo se deve ao trabalho de uma equipe dedicada, formada por jovens profissionais que se apertaram para encontrar espaço em suas agendas lotadas.
O evento ganhou destaque na mídia local e regional. E encheu os diretores do Ciesp São Carlos de orgulho.
O nosso NJE é extremamente atuante, tanto em São Carlos, quanto na sede, em São Paulo, e esta foi a primeira vez que os nossos jovens empreendedores promoveram esse Congresso Estadual em São Carlos. O reflexo foi visível, casa cheia, um lugar bonito e um evento muito bem organizado. Foi uma experiência muito positiva. E é muito bom ser presenteado com um evento como esse justamente no ano em que o Ciesp São Carlos completa 70 anos, é um prestígio, o NJE está de parabéns”, celebrou o diretor titular do Ciesp São Carlos, Emerson Chu.