SÃO CARLOS | CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira é inaugurado no Eduardo Abdelnur

Muitos moradores do Residencial Eduardo Abdelnur, localizado na região da Água Fria, fizeram questão de acompanhar na manhã do último sábado (26/10), a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Carminda Nogueira de Castro Ferreira, primeiro equipamento público do bairro construído pela Prefeitura de São Carlos em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), um investimento de R$ 1.607.742,92. A creche é do tipo 2, com capacidade para atender 220 alunos na educação infantil na faixa etária de 0 a 6 anos, porém desde o dia 9 de outubro já está atendendo 86 alunos de 0 a 3.

Para Jaqueline Santos Lima, mãe de três filhos, a escola vai facilitar a sua vida já que não precisará mais se deslocar de ônibus para levar a filha caçula na escola do Cidade Aracy. “Moro três quadras dessa escola e os professores são ótimos, o local é maravilhoso e a minha filha já está matriculada e frequentando o CEMEI”, disse a mãe que agradeceu o prefeito Airton Garcia pela obra.

Tainara Cristina Vieira Rosendo, mãe de um menino de 2 anos, também agradeceu a Prefeitura pela construção da escola. “A escola é maravilhosa, agora não preciso mais perder tempo esperando ônibus para levar e buscar meu filho. Ele está adorando, os brinquedos são novinhos, a merenda é excelente e os funcionários muito atenciosos”.

Nino Mengatti, secretário de Educação, agradeceu a confiança do prefeito Airton Garcia e aos servidores da educação que não mediram esforços para começar o atendimento da unidade assim que a obra foi finalizada. “Temos que agradecer publicamente os profissionais da educação. Se não fossem eles, não seria possível. Ao prefeito Airton Garcia pela oportunidade de melhorar os índices da educação. Já conseguimos abrir 2.060 novas vagas na educação infantil e 527 no ensino fundamental. Para isso foi necessária a ampliação de algumas unidades e a construção de outras. Agora com a finalização dessas duas escolas aqui no Abdelnur vamos abrir mais 700 novas vagas. Estamos com funcionários no bairro para atender a comunidade e fazer o cadastro de interesse de vagas em 2020 para as duas escolas. A nossa ideia é atender no próximo ano, 220 alunos aqui no CEMEI e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, 500 alunos nessa EMEB que vamos inaugurar em dezembro, além de duas turmas no período noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O bom desempenho da educação é um tripé. Comprometimento dos profissionais da educação no processo ensino, formação inicial e continuada e a parceria com a comunidade e os pais”, finalizou o secretário municipal de Educação, ressaltando que a edição 2019 do Ranking Connected Smart Cities classificou São Carlos como a 3ª cidade no recorte de Educação.

A diretora da nova escola, Greta Kerr Mandruzato, confirmou que nesse ano, a escola atende a crianças de 0 a 3 anos. Em 2020, a faixa etária será ampliada, atendendo até aos 5 anos. “A escola veio para sanar muitas necessidades do bairro. Já estamos atendendo 86 crianças esse ano, temos 63 já matriculadas para 2020, apesar da grande procura, ainda temos vagas”.

Rosa Maria de Castro Tanganelli, filha de Carminda Nogueira de Castro Ferreira, bibliotecária homenageada por uma indicação feita pelo ex-vereador Lineu Navarro, agradeceu pelo reconhecimento. “É um orgulho muito grande porque o valor que a minha dava para a educação também era muito grande. Esse reconhecimento para nós é muito gratificante”.

“Como vereador que atua na Educação sei da importância desta escola para a população do residencial Eduardo Abdelnur e também para toda essa região. Parabéns à Prefeitura por ter concluído essa obra essencial”, disse Roselei Françoso, que representou a Câmara dos Vereadores na inauguração.

“Pretendemos trazer mais equipamentos públicos para o bairro que foi inaugurado há quase três anos sem nada. Hoje estamos entregando essa escola construída com material de qualidade, com arquitetura moderna e que vai atender mais de 200 crianças, porém atravessando a rua a população percebe que estamos finalizando outra escola para crianças maiores com mais de 700 vagas. Então aqui dificilmente os pais vão precisar se deslocar do bairro para levar os filhos na escola. A Prefeitura não tem muitos recursos para investimentos, mas vamos correr atrás de verbas e quem sabe não conseguimos trazer mais serviços para essa região”, disse o prefeito Airton Garcia à população do Eduardo Abdelnur.

O prefeito anunciou, ainda, que no final do próximo mês a Prefeitura vai entregar uma unidade de saúde da família no bairro vizinho, no Zavaglia. “Essa obra tem mais de 10 anos, começou e parou diversas vezes, o local foi até invadido. Essa será mais uma obra que estava abandonada e que vamos entregar à população”.

Também prestigiaram a inauguração do CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira, a reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Prof.ª Dr.ª Wanda Hoffmann, a Dirigente Regional de Ensino de São Carlos, Débora Gonzales Costa Blanco, os vereadores Daniel Lima, Sérgio Rocha, Moises Lazarine, Roselei Françoso, secretários municipais, funcionários da escola e moradores do bairro.

EMEB

A segunda unidade escolar que está sendo construída no bairro, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ulysses Ferreira Picollo, uma parceria do município com a Caixa Econômica Federal, por meio do projeto “Espaço Educativo Urbano”, um investimento de R$ 4,8 milhões com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com 12 salas de aulas, além de quadra poliesportiva coberta, laboratórios de informática e ciências, refeitório e capacidade para até 780 alunos, em dois turnos, será inaugurada no próximo mês de dezembro.

[sp_wpcarousel id=”48949″]