POLÍTICA | Em sessão solene, Câmara entrega Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos

A Câmara Municipal de São Carlos realizou nesta quinta-feira no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para entrega do Prêmio Ciência-Tecnologia de São Carlos, edição de 2018 e 2019 aos vencedores nas categorias Pesquisador Sênior, Jovem Pesquisador, Professor de Ciências, Clube de Ciência  e Jovem Cientista. A realização da solenidade é determinada pela Lei Municipal No. 12.618, de 2000.

A sessão foi presidida pela vereadora Laíde das Graças Simões (MDB), representando o presidente da Câmara Municipal, Vereador Lucão Fernandes (MDB) e contou com a participação de José Galizia Tundisi, secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, na ocasião representando o prefeito; Walter Libardi, vice-reitor da UFSCar, representando Wanda Machado Hoffmann, reitora da UFSCar; Ariadne Leopoldino Margarido, presidente da OAB; João Naime, chefe geral da Embrapa Instrumentação; José Manoel Marconcini, chefe adjunto de Pesquisa da Embrapa Instrumentação Agropecuária; Silvio Crestana, ex-presidente da EMBRAPA e Pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária. A solenidade contou ainda com a presença de Nino Mengatti, secretário municipal de Educação, e do vereador Robertinho Mori (PSDB), orador do Legislativo na solenidade.

O Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos é um reconhecimento do  município de São Carlos aos cientistas e professores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento científico nacional e internacional, fortalecendo a vocação de São Carlos como “Capital Nacional da Tecnologia”.

As categorias concorridas foram “Prêmio Sérgio Mascarenhas, ao Pesquisador Sênior do Ano”; “Prêmio Yvonne Primerano Mascarenhas, ao Jovem Pesquisador do Ano” e “Prêmio José Galizia Tundisi ao Professor de Ciências do Ano”. Além dessas, foram inclusas mais duas categorias: “Cientista Emérito de São Carlos” e “Servidor Inovador de São Carlos do Ano”. O vereador Robertinho as nomeou como Prêmio Dietrich Schiel e Prêmio Gilberto Orivaldo Chierice, respectivamente, na última terça-feira (29), através de Projeto Lei.

De acordo com Robertinho, a nomeação dos prêmios é um reconhecimento aos serviços prestados e uma homenagem pela valorização da ciência. “É importante perpetuar o legado de cada um deles em nossa cidade. Eles deram uma visibilidade para São Carlos de forma nacional e internacional.”

Os parlamentares agradeceram a presença de todos e frisaram a importância do estudo e da influencia científica que os homenageados passam para as novas gerações.

Os agraciados com os prêmios foram: PESQUISADOR SÊNIOR 2018 – Dr. Elson Longo da Silva (UFSCar), Dr. Glaucius  Oliva (IFSC-USP), Dr. Paulo Estevão Cruvinel (Embrapa Instrumentação Agropecuária). PESQUISADOR SÊNIOR 2019 – Dr. José Alberto Cuminato (ICMC-USP). JOVEM PESQUISADOR 2018 – Dr. Márcio Weber Paixão (UFSCar) e Dr. Frank Nelson Crespilho (IQSC-USP). JOVEM PESQUISADOR 2019 – Dr. Gregório Couto Faria (IFSC-USP) e Dr. Davi Gasparini Fernandes Cunha (EESC-USP). PROFESSOR DE CIÊNCIAS 2018 – Profa. Bárbara Daniele Guedes Rodrigues (EE Prof. Sebastião de Oliveira Rocha). PROFESSOR DE CIÊNCIAS 2019 – Profa. Caroline Paganelli Correa dos Santos (EE Prof. André Donatoni). CLUBE DE CIÊNCIA 2018 – Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e Região – Profa. Débora Gonzalez Costa Blanco, Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica do Instituto de Física de São Carlos (USP) – Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, Prof. Euclydes Marega Junior, Profa. Wilma Regina Barrionuevo e Profa. Silvana Belotti. CLUBE DE CIÊNCIA 2019 – Mobilidade XXI, Robótica e Inclusão – Um olhar sobre a acessibilidade para portadores de baixa visão EE Dr. Alvaro Guião – Professores Jorge Henrique Carrara e Gisleine Cristina Cerrão. JOVEM CIENTISTA 2019 – Juan Jacomassi (EE Prof. João Jorge Marmorato).