Foi aprovado nesta terça-feira (19), por unanimidade, um projeto de lei que reserva aos negros 20% das vagas para concursos público da Prefeitura Municipal. O projeto é de autoria do vereador Ditinho Matheus (MDB).
“Apresentamos este projeto porque temos uma desigualdade racial muito grande. A ex-presidente Dilma Rousseff instituiu uma lei de reserva de 20% para concursos públicos federais. As grandes e médias cidades da nossa região já têm essa lei para concursos. Estamos entrando com esse projeto, talvez com certo atraso em São Carlos, para corrigir uma desigualdade”, defendeu o professor Ditinho.
“É uma conquista de toda a comunidade negra, dos grupos religiosos de matriz africana, de todas as pessoas que lutam por direitos iguais”.
O parlamentar comentou que, a partir dessa aprovação, haverá um aumento de oportunidades ofertadas na Administração Municipal.
“Esse Projeto agrega à vitória constitucional da Lei de Cotas, proporcionando mais representatividade étnica no serviço público municipal. É possível observar a composição racial dos servidores da Administração Pública e a disparidade entre o quantitativo de negros da população total do país. A presença das cotas em São Carlos representa uma ação de combate à desigualdade”, celebrou o vereador.