
O comandante da 2ª Cia do 38º Batalhão de Polícia Militar, tenente Vagner Aparecido Regazzoni, convida toda a comunidade ibateense para participar da II Formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), marcada para acontecer nesta sexta-feira, 29, às 18h45, no Ginásio Municipal de Ibaté.
O programa que voltou a cidade no ano passado, depois de 14 anos, tem como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência, aos alunos da rede municipal de Ensino. A missão do Proerd é educar as crianças no ambiente escolar, com o auxílio de policiais militares fardados e de professores.
Ministrado pelas cabos Rosana e Ligia, o Programa é pedagogicamente estruturado em lições, que além da presença física das policiais em sala de aula como educadores sociais, propiciam um forte elo na comunidade escolar em que atuam, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O projeto tem obtido sucesso e vem sendo desenvolvido nas unidades escolares municipais. As lições do Proerd, ministradas às crianças de 9 a 12 anos, objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de resistência às pressões e às formas de oferecimento de drogas.
O Proerd está fundamentado na Filosofia de Polícia Comunitária e possibilita uma aproximação, cada vez maior, entre a comunidade e a Polícia Militar, quebrando preconceitos e aumentando a sensação de segurança junto aos estudantes.