SÃO CARLOS | ACISC lamenta ocorrido e abre linha de crédito especial para comerciantes atingidos pelas enchentes

O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, o Zelão, prestou sua solidariedade na manhã deste domingo, 05, aos comerciantes atingidos na área central com os estragos causados pela forte chuva ocorrida na noite deste sábado, 04.

De acordo com a Defesa Civil de São Carlos, choveu cerca de 120 mm em um período de 20 minutos. “A gente fica muito triste de ver todo esse cenário de destruição. A água veio muito forte, um volume estrondoso que nunca vimos nessa proporção, trazendo muito prejuízo para o comércio da cidade”, comentou Zelão.

Na visita, o presidente encontrou o prefeito Airton Garcia, e alguns secretários municipais, e conversou com comerciantes, lamentando o ocorrido. “Ficamos triste porque viemos de um final de ano mais otimista, todo mundo confiante e, de repente, somos pegos de surpresa e muitas lojas tiveram prejuízo total. Só temos que lamentar o fato, arregaçar as mangas e tentar ajudar esses comerciantes que perderam seus bens”, afirmou.

Na baixada do Mercado Municipal, a água atingiu um volume de 47 mm. O volume da água atingiu cerca de 1,5 metro de altura. Por sorte, não houveram vítimas fatais, apenas perdas materiais. “Uma chuva forte e intensa, de cerca de 20 minutos, foi o suficiente para danificar lojas, as quais tiveram muitos produtos perdidos”, comentou Zelão.

O presidente da ACISC ressaltou o trabalho de manutenção e limpeza feito pela Prefeitura de São Carlos, com o apoio da Prefeitura de Ibaté, que disponibilizou quatro caminhões para ajudar nos trabalhos. “Agradecemos o apoio das prefeituras de São Carlos e Ibaté que, prontamente, se empenharam na limpeza da lama e entulhos, deixando as áreas atingidas em condições para que o comércio possa funcionar nesta segunda-feira (06)”, destacou.

Apoio aos comerciantes

Durante a visita aos lojistas e comerciantes, Zelão anunciou que os que necessitarem de apoio financeiro para readequar o seu estabelecimento, a ACISC estará disponibilizando, a partir desta segunda-feira, junto à cooperativa Sicoob Crediacisc, linhas especiais de crédito. “Imediatamente, já conversei com o presidente da nossa Cooperativa de Crédito CrediAcisc e já nesta segunda-feira, vamos estar abrindo uma linha de crédito para que esses comerciantes possam utilizá-la, a juros muito subsidiados, para que eles possam retornar às suas atividades”, afirmou.

Zelão voltou a falar sobre a necessidade de um projeto voltado para a solução das enchentes na área central. “A gente vem conversando com o Poder Público não é de agora, porém, algumas coisas estão sendo previstas como uma bacia de contenção na região do CDHU que vai ajudar e muito. Por outro lado, temos que pensar também nos outros pontos da cidade. Isso tem que ser feito urgentemente para evitarmos que os comerciantes tenham esses prejuízos, mais uma vez”, finalizou.