IBATÉ | Secretaria da Habitação diz que entrega dos eletrodomésticos prometidos por Doria não está regulamentada

Em nota enviada ao portal Região em Destake na noite desta quinta-feira, 30, a Secretaria do Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano [CDHU], afirmou que as unidades habitacionais do empreendimento habitacional “IBATÉ-B2”, conhecido como a segunda fase do “Conjunto Habitacional Antônio Moreira”, deverão ser entregues nas próximas semanas.

O que não ficou claro, porém, é se os eletrodomésticos prometidos pelo governador João Doria durante o sorteio realizado no dia 20 de agosto do ano passado, de fato, serão entregues.

Isso porque, na nota, a Secretaria afirma que essa situação não está, e muito menos explica quando ou se será, regulamentada. “É importante esclarecer, porém, que a entrega de eletrodomésticos (fogão, geladeira e micro-ondas) ainda não está regulamentada”, diz a nota.

Ao anunciar a novidade, Doria relatou que “essa é a casa da família e essa cozinha não entrará no financiamento da casa, porque é um presente do governo para as mulheres”, afirmou.

Cobrança

Moradores cobram agilidade da CDHU, órgão ligado à Secretaria Estadual de Habitação, na entrega da segunda fase das casas populares do Conjunto Habitacional “Antônio Moreira”.

O portal Região em Destake recebeu diversas mensagens, via WhatsApp e e-mail, de contemplados que cobram uma definição de quando as casas serão entregues.

“Sou uma das ganhadoras das casas do CDHU, que foram sorteadas em agosto de 2019. Fomos contemplados com a casa, porém, a entrega era para ser feita no final de novembro e até agora nada”, contou uma das sorteadas que preferiu não ser identificada.

Ela relatou que continua tendo que pagar o aluguel. “Mesmo tendo a esperança de entrar na casa, que já estão prontas, com água encanada, e os próprios trabalhadores da construtora já não estão mais indo trabalhar”, relatou.

A contemplada ressaltou que o governador João Doria firmou um compromisso durante o sorteio, de equipar todas as unidades habitacionais com eletrodomésticos [fogão geladeira e micro-ondas]. “O João Doria prometeu que iria entregar para todas as famílias os eletrodomésticos das casas e, até agora, esses eletrodomésticos não foram repassados, nem as casas”, relatou.

Outro munícipe também cobrou informações. “Gostaria de saber se teria a possibilidade de informações sobre a entrega das casas CDHU Ibaté? Estamos aguardando um parecer da prefeitura da localidade e governo do Estado”, escreveu.

O que diz a Prefeitura

O portal Região em Destake também entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Ibaté e fomos informados que a administração municipal cumpriu com a sua parte. “Além da aquisição e doação da área para a construção das casas, foram feitas pela prefeitura, as ligações de água e esgoto, os quais foram todos testados e a construção de um poço artesiano de 380 metros de profundidade, com capacidade para captação de 130 mil metros cúbicos por hora de água”, relataram.

A assessoria esclareceu que as unidades habitacionais estão sem medidores de luz e ainda não possuem iluminação pública, os quais são de responsabilidade da CDHU e do Governo do Estado.