
O pequeno Enzo Félix Lopes iniciou na manhã desta quinta-feira, 05, os exames para a tão sonhada aplicação da medicação do primeiro ano de tratamento contra a Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 2, doença rara, que acomete o garotinho desde o nascimento.
A primeira dose do Spinraza está marcada para o dia 16 de março. “Hoje iniciamos uma nova caminhada, no HC [Hospital das Clínicas] de Ribeirão Preto começando os exames para próxima semana aplicarmos a tão sonhada medicação!!! Hoje sonhamos com um lindo futuro”, escreveu Vivianne Félix, mãe da criança.
Em abril de 2019, o portal Região em Destake levou ao conhecimento de todos, a doença do Enzo. A AME é uma condição genética rara que afeta as células do sistema nervoso devido à falha na produção de uma proteína, levando à paralisação gradual dos músculos do corpo. Foi na fase de engatinhar que a família percebeu o que começou acontecer. “Uma pequena fraqueza muscular nos membros inferiores, ele engatinhava e dava uma quedazinha e comecei a achar estranho”, comentou Vivianne. “A gente começou a investigação junto aos médicos”, disse.
Enzo passou por muitos exames até que foi diagnosticado, no dia 06 de dezembro de 2018, com a AME. “A pessoa começa a perder os movimentos. Hoje ele não engatinha mais, ainda senta, o que é uma coisa que a gente já sabe que está naquele momento de perder”, relatou a mãe.
A AME não tem cura, mas uma medicação chegou ao Brasil e promete dar bem estar para a vida do menino. Porém, essa medicação é uma das mais caras do mundo e seis ampolas do remédio, para o primeiro ano de tratamento, custam mais de R$ 2 milhões.
Com dificuldades de conseguir o medicamento na Justiça, Vivianne clamou por ajuda para salvar seu filho. Sensibilizado com a história, o advogado Dr. Guinther Muller se prontificou a ajudar a família e assumiu o caso em nível judicial.
Na última segunda-feira, 02, há cerca de 10 meses depois, eis que chega a boa notícia. “Estou ligando para informar que os recursos para o início o tratamento, já estão na conta do Enzo”, disse o advogado por telefone.
“Obrigada a todos de Ibaté, São Carlos e Exu (PE) por esterem conosco nessa luta!! Começamos a vencer!! Deus no comando de tudo”, agradeceu Vivianne.
Assista abaixo, o vídeo da notícia dada pelo portal Região em Destake, na última segunda-feira (02):