PANDEMIA | Com orientações do coronavírus, Bispo deseja uma cultura do cuidado
Na manhã desta terça, 17, o Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, publicou determinações que visam orientar os fiéis dos 29 municípios que compõe a Diocese. Nelas o bispo pede que por 10 (dez) dias se suspenda todas as atividades promovidas pela igreja. Exceto as missas, nas quais os padres devem acrescentar mais horários observando a higienização e ventilação dos locais em que são realizadas.
“Com o objetivo de incentivar a cultura do cuidado, na qual se possa ver, sentir compaixão e cuidarmos uns dos outros em nossa sociedade, quero denunciar e romper com a cultura do medo, em que se percebe a exclusão dos menos favorecidos e a indiferença das pessoas diante da dor do outro” – afirmou Dom Paulo Cezar Costa.
A justificativa para se estipular dez dias se encontra na realidade dos casos suspeitos na Diocese. “Assume-se medidas restritivas neste momento, e, assim, acompanharemos qual será o desenvolvimento do quadro em nossa realidade, para, a partir daí podermos publicar novas orientações”, explica o Bispo.
Confira aqui a íntegra da nota:
São Carlos, 17 de março de 2020. Aos Revmos. Srs. Padres e Diáconos, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Este momento exige um grito. É o grito contra a indiferença. Exclamação esta presente na Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. Com o objetivo de incentivar a cultura do cuidado, na qual se possa ver, sentir compaixão e cuidarmos uns dos outros em nossa sociedade, quero denunciar e romper com a cultura do medo, em que se percebe a exclusão dos menos favorecidos e a indiferença das pessoas diante da dor do outro. Visando a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que nos encontramos em meio a uma pandemia ocasionada pela rápida expansão do coronavírus pelo mundo, venho prestar minha colaboração na reflexão e aquisição de novos hábitos diante da realidade que se impõe a nós. No intuito de cuidar da saúde biológica e espiritual de nossos fiéis, além das orientações publicadas em 28 de fevereiro, determino que:
Comunico que no dia 27 de março publicarei novas orientações acerca da Semana Santa. Finalizo estas determinações recordando que o padroeiro de nossa Diocese, lutou contra a peste em Milão no ano de 1576. Desta forma, confio nossos 29 municípios à Proteção da Virgem Maria, invocada como Nossa Senhora Aparecida, e a São Carlos Borromeu. Com minha bênção apostólica, + Dom Paulo Cezar Costa |
V