
NOTA PÚBLICA DA ADUFSCAR SINDICATO
Em defesa das instituições públicas de ensino superior
O governo, a partir da aprovação da Emenda Constitucional 95, limita o repasse de verbas com o objetivo de sucatear a educação superior!
Com isso os cidadãos de São Carlos e de todo o Brasil não terão condições de estudar na universidade pública, pois essas propostas tornam o funcionamento dela inviável: redução de salários dos professores, corte de bolsas para alunos, suspensão de contratação e redução nos recursos básicos para a manutenção dos campi universitários Instituto Federal de São Paulo, São Carlos.
A economia da cidade também será prejudicada, pois muitos professores e alunos de outros municípios alugam casas, frequentam restaurantes e fazem compras. Sem contar que a universidade forma cidadãos para o mercado de trabalho e gera empregos (professores e funcionários da UFSCar e IFSP). A UFSCar e o IFSP são parte da sociedade de São Carlos e colocam o município no mapa do Brasil como um dos principais exportadores de ciência de ponta e novas tecnologias.
Um sistema democrático garante o acesso da população à universidade. Apoiar a greve dos professores é ser a favor do ensino público e da democracia.
Apresentamos abaixo a pauta da greve do dia 18 de março, conforme aprovação em assembleia geral da ADUFSCar:
1)Em defesa da democracia: “Traidor da Constituição é traidor da Pátria”. (Ulysses Guimarães, 1988)
2) Pela revogação da EC 95 (emenda dos gastos públicos)
3) Em defesa da autonomia das IFES, pela revogação da MP 914 (eleições de reitores e reitoras)
4) Pela recomposição salarial de 10,4%*, mais inflação de 2020
5) Pela rejeição das PECs 186, 187 e 188 (entre as quais inclui-se a possibilidade de redução de 25% dos salários dos docentes)
6) Pela reestruturação das carreiras de Magistério Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico
7) Pela rejeição da reforma administrativa (que propõe eliminar o RJU)
8) Pelo repasse às IFES e à Ciência e Tecnologia de recursos de recursos de custeio e capital suficientes para o seu funcionamento pleno.
9) Pelo NÃO ao Future-se!
10) Pelo esclarecimento do assassinato de Marielle Franco e punição dos culpados.
Mais informações: Email: adufscar.assessoria.comunicacao@gmail.com Telefone: 019 3361-3512 Presidente em exercício: Profª Soeli Schreiber / 016 99787-0898