ATENÇÃO | CPFL esclarece áudio fake que está sendo divulgado nas redes sociais
Por conta de um áudio com informações equivocadas que está em circulação em grupos de WhatsApp de diversas cidades, a CPFL Paulista esclarece que os colaboradores em questão são funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços à companhia e estavam devidamente identificados com crachás, uniformes, veículo com identificação da empresa e com ordem de serviço para a atividade.
A distribuidora destaca ainda que realiza inspeções nos medidores de energia nas instalações dos clientes de forma rotineira, em um trabalho de segunda-feira a sábado. Na ocasião, a ação foi realizada em um dos 234 municípios da distribuidora e tinha como foco o combate a fraudes e furto de energia evidenciado pelo sistema de Inteligência Artificial da companhia naquela residência. Também esclarecemos que não identificamos no nosso sistema de Call Center a suposta ligação da cliente para buscar informações sobre o serviço.
Sendo assim, em caso de dúvidas em relação à necessidade de realização de qualquer serviço, o cliente pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento, entre eles, o 0800 010 1010. Em casos de inspeção e outros trabalhos, é necessário solicitar aos colaboradores o número da nota de serviço e confirmá-lo com o atendente.
Caso não seja possível realizar a confirmação no momento, a orientação da empresa é de que o cliente não permita a execução do serviço e não assine ou entregue qualquer documento.
Polícia Militar
O capitão Renato Gonzalez, comandante da 1ª Cia do 38º Batalhão de Polícia Militar, também enviou um comunicando para a imprensa, explicando a situação. Ele conta que está circulando em vários grupos, que criminosos vestidos como funcionários da CPFL, estavam tentando entrar nas residências de São Carlos, Ibaté e outras cidades da região. “Em contato com o o Sérgio Sant’Anna, advogado da empresa energia ativa eletricidade e serviços Ltda, prestadora de serviços terceirizados da CPFL, o mesmo informou que o caso das imagens ocorreu em Birigui-SP, onde uma equipe da empresa foi fazer a inspeção no relógio de energia de uma residência por inconsistência de leitura, serviço esse que é rotina quando acontece casos de inconsistência. A moradora após atender o funcionário, disse que iria ligar para a CPFL e entrou para dentro de casa”, contou.
Gonzalez relata ainda que, segundo informado pelo advogado, a pessoa não ligou para a CPFL e o funcionário, após constar no relatório a negativa do cliente foi embora. “Acontece que essa senhora, após tirar foto do funcionário, compartilhou em grupos de Whatsapp e isso viralizou no Estado de SP inteiro. Medidas judiciais estão sendo tomadas pela empresa”, informou.