POLÍTICA | Governo do Estado amplia capacidade hospitalar em São Paulo

Em coletiva de imprensa nesta quinta (4), secretários de estado anunciam medidas contra a pandemia e de reabertura da economia segundo as metas do Plano SP

Nesta quinta-feira (4), os secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e da Saúde, José Henrique Germann, e integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo abordaram em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes as mais recentes medidas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no estado. Vinholi anunciou a ampliação do número de leitos na RMSP.

Presentes também os médicos Dimas Covas, do Instituto Butantan, Dr. Geraldo Reple, Dr. Paulo Menezes e Dr. Fernando Kawai, médico brasileiro que atua no hospital presbiteriano de Nova York.

O secretário Vinholi destacou as notas de apoio às medidas do Governo do Estado por parte da UVESP (União de Vereadores do Estado de São Paulo) e dos 70 municípios que são estâncias turísticas. Ele ressaltou a pactuação que o Governo vem fazendo com os municípios para realizar uma reabertura gradual e segura das atividades econômicas em todo o estado.

“Dialogando regularmente com as prefeituras, nossa expectativa é que a parceria Estado-Municípios possa prosseguir alcançando melhoras na situação geral e possamos flexibilizar a quarentena e reabrir o comércio e os serviços no momento correto, o mais cedo possível”, explicou Vinholi.

O Secretário de Desenvolvimento Regional anunciou que o Governo vem trabalhando firme para fortalecer a capacidade hospitalar no Estado: “Hoje nós anunciamos a instalação de 61 novos leitos de UTI no estado. Além disso, Guarulhos ficou com 15 novos respiradores, enviados ao Hospital Geral e ao Hospital Padre Bento “, informou o secretário.

Quanto às reivindicações de municípios da região metropolitana de São Paulo no sentido de enquadrar tais cidades já na faixa laranja do Plano SP, Vinholi informou que a avaliação destes municípios têm sido feita e que a vontade do Governo é que o mais rápido possível todos os municípios paulistas possam avançar na retomada econômica. E isso irá acontecer assim que todos cumpram os requisitos estabelecidos no plano São Paulo, que estabelece de forma clara qual deve ser a situação da região para que os municípios possam avançar.

“A questão fundamental na região metropolitana da capital é a capacidade hospitalar e, dia após dia, todos nós anunciamos novos leitos, como hoje, e também a aquisição de respiradores, forjando uma capacidade hospitalar que possa levar as taxas de ocupação da região metropolitana a um número inferior a 80%, patamar delimitado pelo nosso centro de contingência. Temos avançado, chegamos a 92% na semana passada, ontem alcançamos 85%, e hoje estamos com taxa de ocupação de leitos de 82% na região metropolitana de São Paulo”, esclareceu Vinholi.

“Todas as regiões do estado têm avançado, vamos seguir investindo nisso ao longo dos próximos dias, trabalhando em conjunto com os municípios para que a capacidade de enfrentamento da pandemia lhes permita avançar”, concluiu o secretário Vinholi.