NOVIDADE | Portal Região em Destake agora conta com tradução em Libras

Cumprindo com seu papel social, o portal Região em Destake lançou nesta quinta-feira, 02, mais uma novidade. A partir de agora, todas as nossas notícias contarão com acessibilidade na Língua Brasileira de Sinais.

No canto direito da tela, é possível acessar o software livre VLIBRAS. Após abrir a janela, basta passar com o mouse e clicar em cima do texto, que a tradução dos conteúdos ocorre de forma simultânea. A velocidade da apresentação também pode ser controlada conforme a necessidade de quem estiver acessando. A iniciativa também atende a Lei de Acessibilidade.

Para o diretor geral do portal, o jornalista Paulo Melo, os meios de comunicação, sites e plataformas digitais precisam ser acessíveis para todos. “Além da inovação, cabe salientar que estamos cumprindo com um papel social muito importante, disponibilizando esse software livre, de uso bastante comum, colaborando com a acessibilidade dos deficientes auditivos”, explica.

Cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas faladas em seus países. A maior parte deles é alfabetizada em línguas de sinais e depende delas para se comunicar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 360 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no mundo, sendo que quase 10 milhões destas, de acordo com o CENSO IBGE 2010, são brasileiras. No Brasil, a língua utilizada pela comunidade surda é a Libras, reconhecida por lei como língua oficial do país junto com o português. Sendo este um idioma basicamente fonético, seu aprendizado por parte dos surdos se torna mais difícil. E a maioria das escolas do país ainda não consegue oferecer uma boa estrutura de ensino para os surdos.