SÃO CARLOS | Prefeitura divulga quinto relatório de casos da COVID-19 na cidade

A Vigilância Epidemiológica divulga semanalmente, além do boletim diário, um relatório de casos, com a compilação dos dados da série histórica da incidência da COVID-19 em São Carlos. Esta quinta edição reúne as informações dos casos até 7 de julho ao meio dia.

Até o fechamento deste quinto relatório, a taxa de casos ativos havia aumentado 6 pontos percentuais e se encontrava em 22,85%; 75,10% dos casos notificados na cidade já estavam recuperados da COVID-19 e a Taxa de Letalidade no município teve ligeira queda, foi de 2,53% para 2,05% nesta semana. A Taxa de Letalidade é a relação entre o número de óbitos e o número de casos diagnosticados dentro da mesma doença.

A análise do perfil dos casos confirmados mostra que a COVID-19 em São Carlos continua incidindo mais entre os homens (53%), mas a ocorrência entre as mulheres cresceu 3 pontos percentuais e agora atinge 47% do gênero feminino.

Em termos de idade, entre os homens, a maior ocorrência continua entre os 31 e os 40 anos. 15,09% de todos os casos são do gênero masculino neste intervalo de idade. Na faixa etária de 0 a 10 anos, 6 novos casos foram notificados e a taxa de incidência ficou em 3,51% do total; já são 24 casos positivos entre crianças. Entre os idosos acima de 60 anos (grupo de risco), a incidência de COVID-19 teve um aumento de quase 2 pontos percentuais e agora corresponde a 13,03% do total de casos, com 29 novas notificações, chegando a 89 positivos nesta faixa etária. E acima dos 60 anos de idade, a incidência está maior entre pacientes do gênero feminino.

A Curva de Início de Sintomas considera as datas em que os contaminados sintomáticos relataram os primeiros sinais de COVID-19 e não a data do diagnóstico ou de divulgação dos mesmos. Por esse motivo é um parâmetro mais preciso para compreender em qual fase de transmissão um território se encontra e como tem variado a velocidade da contaminação neste local. Novos casos positivos relatados através de exame sorológico (que investiga a imunidade dos testados e o passado dos mesmos) podem alterar o desenho dessa curva em datas passadas.

Os gráficos de novos casos semanais, casos negativos semanais e síndrome gripal semanal consideram as datas em que as notificações foram divulgadas ao público pela Vigilância Epidemiológico e pelo Subcomitê de Comunicação, desde o primeiro boletim em 16 de março. Lembrando que os dados sobre Síndrome Gripal começaram a ser anunciados a partir de 27 de março, na segunda semana da reunião de dados.

O próximo relatório de casos será divulgado a partir de terça-feira, 14 de julho.

[su_image_carousel source=”media: 61134,61133,61132,61131,61130,61129″ crop=”none” align=”center” image_size=”full”]