
O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 26 de julho, divulgar novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
O Comitê inicia a semana trabalhando no texto do decreto municipal que vai regulamentar as medidas estabelecidas pelo Governo do Estado com a atualização do Plano São Paulo, anunciada na sexta-feira. O documento será publicado nos Atos Oficiais, nos próximos dias.
O Estado reclassificou o DRS de Araraquara na fase amarela. Dessa forma, está autorizado o atendimento presencial restrito em bares, restaurantes e simulares, salão de beleza, academias, comércio e shopping centers, com restrições, incluindo 6 horas diárias de tempo de funcionamento, capacidade limitada nos espaços, uso obrigatório de máscaras em todos os espaços e adoção de protocolos geral e específico para cada setor.
Os indicadores que colaboraram com a mudança de fase no Plano São Paulo são a somatória do avanço da doença e da situação da ocupação hospitalar nos 24 municípios que compõem a DRS de Araraquara.
O Comitê volta a destacar que, para além desta reclassificação, é fundamental que a população se mantenha atenta às medidas de prevenção do contágio do Coronavírus. Os idosos e demais pessoas do grupo de risco devem permanecer em isolamento social, na medida do possível.
E as pessoas que precisam sair para trabalhar devem usar máscara, manter a higienização das mãos com frequência e o distanciamento social de pelo menos 1,5m.
Situação Epidemiológica
Araraquara registrou mais 46 exames positivos para Coronavírus. Portanto, hoje, dia 26 de julho, são 1706 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 238 permanecem em quarentena e 1.452 já saíram. Aguardam resultado de exames 232 amostras.
Hoje, 31 pacientes estão internados. Destes, 18 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 13 casos confirmados. E 13 pacientes estão internados em UTI – 7 suspeitos e 6 confirmados. Do total de 31 internados, 17 são moradores de Araraquara e 14 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Foram notificados, até o momento, 16 óbitos decorrentes de Coronavírus. Hoje, foram registrados dois óbitos suspeitos. O de uma idosa de 68 anos, com comorbidades, residente em Araraquara, mas que estava internada em hospital da rede particular em Ribeirão Preto desde 20 de julho. O outro falecimento suspeito registrado é de um idoso de 72 anos, que também apresentava comorbidades. O homem procurou o Polo de Atendimento e Triagem instalado na UPA da Vila Xavier em situação de emergência e foi a óbito. Os dois casos estão em investigação, aguardando resultados de exames.
Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.