
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, 6 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
O Comitê reforça que, durante todo o fim de semana prolongado, com feriado do Dia da Independência amanhã, estão intensificadas as ações de fiscalização do cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município.
Os órgãos responsáveis pela fiscalização estarão circulando pela cidade com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas em espaços públicos, assim como observar e orientar os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços sobre as regras e protocolos sanitários estabelecidos no decreto municipal. A meta é conter a transmissão do novo Coronavírus e, para isso, durante o feriado, as denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 153.
A evolução da doença, considerando o número diário de novos casos e a taxa de ocupação dos leitos hospitalares, requer atenção e colaboração de todos.
É muito importante, para que a situação continue sob controle, que as pessoas do grupo de risco se mantenham em isolamento social e que as demais, que necessitarem sair de casa, utilizem máscaras, mantenham distância de pelo menos 1,5 m das outras pessoas nos espaços públicos e façam uso de álcool gel para higienizar as mãos.
Situação Epidemiológica
Araraquara registrou mais 39 casos de Coronavírus neste domingo, dia 6 de setembro. Portanto, agora, são 3.435 casos confirmados na cidade.
Do total de confirmados, 253 permanecem em quarentena e 3.149 já saíram. Aguardam resultado de exames 99 amostras.
Hoje, 56 pacientes estão internados. Destes, 38 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 29 confirmados. E 18 estão na UTI – 4 suspeitos e 14 confirmados. Do total de 56 internados, 47 são moradores de Araraquara e 9 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 38% de leitos de enfermaria e 32% de UTI.
Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 90% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 70% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 16 pacientes.
Foram notificados, até o momento, 33 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente registrado é de um idoso de 85 anos, com múltiplas comorbidades, que estava internado na UTI da Santa Casa desde 25 de agosto.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.