O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
Os órgãos responsáveis pela fiscalização do decreto municipal de calamidade pública do município intensificaram ações no fim de semana para evitar aglomerações em vias públicas e fiscalizar o uso de máscaras, que é obrigatório.
A força-tarefa envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais da Vigilância Sanitária e equipes do Procon, com apoio da Polícia Militar.
Foram realizadas rondas na sexta-feira, sábado e domingo, somando 49 pontos fiscalizados, incluindo estabelecimentos comerciais, áreas de lazer e outros.
As ações resultaram no registro de 10 Boletins de Ocorrência – 3 áreas de lazer, 5 bares, 1 loja e 1 pesque-pague.
As denúncias de aglomerações em festas e eventos em propriedades particulares são averiguadas e, quando constatadas irregularidades, é lavrado Boletim de Ocorrência. O caso segue para o Setor de Posturas da Prefeitura, onde o proprietário é identificado e multado.
Também foram registrados 10 autos de infração no entorno do Teatro Municipal, ponto recorrente de aglomeração de jovens que há semanas tem sido combatido pela força-tarefa. Neste ponto, mais uma vez, foi interrompido o tráfego de veículos.
Todas as ações estão sendo empregadas com o objetivo de conter a transmissão da Covid-19 em Araraquara, mas somente terão resultado se a população se conscientizar da importância do isolamento social e do uso de medidas de prevenção, como higienização das mãos e uso de máscaras nos espaços públicos. É responsabilidade de todos zelar pela vida.
Situação Epidemiológica
Araraquara registrou mais 23 casos de Coronavírus nesta segunda-feira, 14 de setembro. Portanto, agora, são 3.685 casos confirmados na cidade.
Do total de confirmados, 161 permanecem em quarentena e 3.484 já saíram. Aguardam resultado de exames 210 amostras.
Hoje, 67 pacientes estão internados. Destes, 47 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 38 confirmados. E 20 estão na UTI – 4 suspeitos e 16 confirmados. Do total de 67 internados, 61 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 48% de leitos de enfermaria e 36% de UTI.
Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 90% na enfermaria e 80% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 40% na enfermaria e de 70% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 23 pacientes internados.
Foram notificados, até o momento, 41 óbitos decorrentes de Coronavírus.
Mais dois óbitos foram registrados nesta segunda-feira, dia 14 de setembro: uma mulher de 39 anos, com comorbidades, que estava internada na rede pública desde o dia 25 de agosto, e uma idosa de 93 anos, com comorbidades, que estava internada na rede privada desde o dia 5 de setembro.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.