SAÚDE | Covid-19: Testagem em Ibaté passa de dois mil exames

Apenas 1,64% dos casos suspeitos no município aguardam resultado de teste

 

Entre as ações de controle à Covid-19, a Prefeitura de Ibaté está realizando um trabalho contínuo e intenso de testagem dos casos suspeitos para o novo coronavírus no município.

Segundo dados do último relatório da situação da Covid-19 na cidade, divulgado pela Vigilância Epidemiológica e pelo Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté, já foram realizados no município 2195 testes.

Desse total, 1863 deram negativos, o que corresponde a 84,87% e 296 positivos, ou seja, 13,49%. Até o fechamento do relatório no sábado (12), 36 pessoas aguardavam resultado, apenas 1,64%.

Paula Salezzi Fiorani, coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município, destacou que em suspeitos sintomáticos estão sendo utilizados os dois tipos de testes. “Os testes moleculares (RT-PCR), para o qual se usa amostras de saliva, são feitos em pacientes que estão do terceiro até o sétimo dia de sintomas e os testes sorológicos rápidos, utilizando amostras sanguíneas, são feitos em pacientes após o sétimo dia de sintomas”.

Para a Secretária-adjunta Municipal de Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, a ação de testagem no município garante uma atuação rápida no encaminhamento e orientação dos casos positivos. “Quanto antes confirmado um caso, melhor as condições de controle da doença e da disseminação do vírus”, explicou.

Do total de casos positivos registrados em Ibaté, que é de 296 (dados de sábado 12.9), 252 estão recuperados, o que representa 85,14% e 41 casos estão ativos (13,85%).

Ibaté tem três óbitos por Covid-19 e com isso a Taxa de Letalidade no município (relação entre o número de óbitos e o número de casos diagnosticados) é de 1,01%.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CONSOLIDADO SEMANA 37