REGIÃO | Araraquara registrou mais 48 casos de Coronavírus nesta quinta-feira

Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Rede de Solidariedade do Município, mais uma vez, reforça a importância da colaboração da população nas ações realizadas, principalmente aos sábados, no sentido de arrecadar alimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza e também ração para cães, gatos e pássaros.

Tudo que é arrecadado é revertido a famílias em situação de vulnerabilidade, que tiveram a situação socioeconômica agravada pela pandemia do novo coronavírus.

As ações continuam. Neste fim de semana, com apoio do Fundo Social, a Igreja Matriz de São Bento realizará arrecadação de alimentos não perecíveis.

A “Coleta Solidária de Alimentos”, pelo sistema drive-thru, ocorrerá na Rua Padre Duarte, 1308 (atrás da Matriz), no Centro da cidade, das 9h às 14h.

Vale lembrar que, também com apoio do Fundo Social, continua a campanha “Doe alimentos e ganhe livros”, realizada pela Unicesumar, instituição de ensino superior com sede em Maringá (PR) e com polo de ensino à distância em Araraquara.

Quem puder participar basta se dirigir à sede do polo EAD, na Rua São Bento, 1421, no Centro, com telefone 3461-3848, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou aos sábados, das 9h às 12h.

Também pode se dirigir ao Fundo Social de Solidariedade, na Rua Imaculada Conceição, 3885, na Vila Yamada (ao lado do Espaço Kaparaó), com telefone 3331-5406, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A primeira ação solidária da Unicesumar, com essa mesma finalidade, foi realizada em junho, no Parque Infantil, e a segunda ocorreu no início deste mês, na praça Santa Cruz.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou mais 48 casos de Coronavírus nesta quinta-feira, 17 de setembro. Portanto, agora, são 3.835 casos confirmados na cidade.

Do total de confirmados, 180 permanecem em quarentena e 3.613 já saíram. Aguardam resultado de exames 118 amostras.

Hoje, 71 pacientes estão internados. Destes, 52 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 42 confirmados. E 19 estão na UTI – 4 suspeitos e 15 confirmados. Do total de 71 internados, 60 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 53% de leitos de enfermaria e 34% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 100% na enfermaria e 80% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 90% na UTI.

O Hospital de Campanha tem hoje 22 pacientes internados. Foram notificados, até o momento, 42 óbitos decorrentes de Coronavírus.

O óbito mais recente é de um idoso de 76 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital público desde o último dia 18 de agosto.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.