REGIÃO | Araraquara registrou mais 28 casos de Coronavírus nesta sexta-feira (18)

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Os órgãos de fiscalização do cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município estão organizados para novas ações neste fim de semana. O objetivo é garantir que as regras e protocolos sanitários que constam no decreto sejam seguidos pelos estabelecimentos comerciais e de serviços e também pela população, que deve evitar aglomerações.

Além dos cuidados preventivos, os moradores de Araraquara que apresentarem sintomas gripais, que podem ser casos suspeitos do novo coronavírus, devem continuar procurando o Polo de Atendimento Estratégico na UPA da Vila Xavier, para a coleta de exames e o tratamento adequado e preventivo.

É fundamental para que as autoridades de saúde saibam, com maior precisão, por onde o vírus está circulando. A pandemia continua exigindo atenção de todos. A média móvel de casos confirmados de Covid-19 em Araraquara é de 39,4 por dia. O índice é abaixo do pico já registrado, de 52,7 casos diários no início de agosto, mas não há razão para a normalização da doença e o relaxamento por parte da população.

E, neste fim de semana, se for para sair de casa, que seja para fazer o bem.

Estará sendo realizada a ação solidária da Matriz de São Bento para arrecadação de alimentos não perecíveis por drive-thru, das 9h às 14h, atrás da Matriz, na Rua Padre Duarte, no Centro de Araraquara

A campanha tem o apoio do Fundo Social e todos os produtos arrecadados serão destinados à Rede de Solidariedade e depois repassados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, agora agravada pela pandemia do novo coronavírus.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou mais 28 casos de Coronavírus nesta sexta-feira, 18 de setembro. Portanto, agora, são 3.863 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 196 permanecem em quarentena e 3.625 já saíram. Aguardam resultado de exames 144 amostras.

Hoje, 66 pacientes estão internados. Destes, 47 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 41 confirmados. E 19 estão na UTI – 3 suspeitos e 16 confirmados. Do total de 66 internados, 56 são moradores de Araraquara e 10 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 48% de leitos de enfermaria e 34% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 90% na enfermaria e 90% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 100% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 20 pacientes internados. Foram notificados, até o momento, 42 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.