REGIÃO | Araraquara registra a 43ª morte por Coronavírus neste sábado, 19

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 19 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Sábado é dia de solidariedade e as famílias em vulnerabilidade do município precisam de ajuda. Por isso, a Rede de Solidariedade, mais uma vez, reforça a importância das campanhas realizadas semanalmente para arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza e também ração para cães, gatos e pássaros.

Hoje, com apoio do Fundo Social, a Igreja Matriz de São Bento está realizando arrecadação de alimentos não perecíveis. A “Coleta Solidária de Alimentos”, pelo sistema drive-thru, ocorre na Rua Padre Duarte, 1308 (atrás da Matriz), no Centro da cidade, até as 14 horas.

Vale lembrar que, também com apoio do Fundo Social, continua a campanha “Doe alimentos e ganhe livros”, realizada pela Unicesumar, instituição de ensino superior com sede em Maringá (PR) e com polo de ensino à distância em Araraquara.

Quem puder participar basta se dirigir com sua doação à sede do polo EAD, na Rua São Bento, 1421, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou aos sábados, das 9h às 12h. O telefone é o 3461-3848.

Também pode se dirigir ao Fundo Social de Solidariedade, na Rua Imaculada Conceição, 3885, na Vila Yamada (ao lado do Espaço Kaparaó), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone é o 3331-5406.

Lembrando que a Rede de Solidariedade atende pelo telefone 0800-773-1145, das 8h às 18h, todos os dias, inclusive nos finais de semana. Quem estiver precisando de doações ou quem puder ajudar, doando, pode entrar em contato.

Não existe outro tipo de cadastramento sendo realizada pela Prefeitura para distribuição de benefícios. A população deve ficar atenta a ‘fake news’ que vêm sendo divulgadas em redes sociais sobre distribuição de cestas básicas e vale-alimentação. Se receber, delete!

Qualquer informação oficial da Prefeitura é divulgada através do seu site, o www.araraquara.sp.gov.br. Em caso de dúvidas, ainda é possível entrar em contato através do WhatsApp da Prefeitura, o (16) 9760-1190.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou mais 35 casos de Coronavírus neste sábado, dia 19 de setembro. Portanto, agora, são 3.898 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 190 permanecem em quarentena e 3.665 já saíram. Aguardam resultado de exames 132 amostras.

Hoje, 70 pacientes estão internados. Destes, 56 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 48 confirmados. E 14 estão na UTI – 1 suspeito e 13 confirmados. Do total de 70 internados, 61 são moradores de Araraquara e 9 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 57% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 70% na enfermaria e 50% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 22 pacientes internados em enfermaria.

Foram notificados, até o momento, 43 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente trata-se de um homem de 65 anos, sem comorbidades e que estava internado em hospital da rede pública de Araraquara desde o dia 02 de setembro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.