REGIÃO | Araraquara registrou mais 26 casos e 1 morte por COVID nesta segunda-feira (21)

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Os órgãos responsáveis pela fiscalização do decreto municipal de calamidade pública do município intensificaram ações neste último fim de semana para evitar aglomerações e fiscalizar o uso de máscaras, que é obrigatório.

A força-tarefa de fiscalização da Prefeitura envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais da Vigilância Sanitária e equipes do Procon, com apoio da Polícia Militar.

Foram realizadas, no fim de semana, 22 ações. Destas, foram registradas 14 ações com orientação verbal em áreas de lazer, bares e campo de futebol.

Além disso, diante da constatação de descumprimento das regras e protocolos sanitários estipuladas no decreto municipal, foram registrados Boletins de Ocorrência nas seguintes localidades: Clube de Tênis (1), áreas de lazer (2), chácaras (2), bares (2) e distribuidora de bebidas (1).

A força tarefa registra Boletim de Ocorrência quando constatada irregularidade e, em seguida, o caso segue para o Setor de Posturas da Prefeitura, onde o proprietário é identificado e multado.

Todas as ações estão sendo empregadas com o objetivo de conter a transmissão da Covid-19 em Araraquara, mas somente terão resultado se a população se conscientizar e cumprir as normas e protocolos constantes no decreto municipal.

O vírus continua circulando e fazendo vítimas. A população precisa participar dessa batalha se protegendo e seguindo as orientações das autoridades de saúde.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou mais 26 casos de Coronavírus nesta segunda-feira, dia 21 de setembro. Portanto, agora, são 3.952 casos confirmados na cidade.

Do total de confirmados, 176 permanecem em quarentena e 3.732 já saíram. Aguardam resultado de exames 175 amostras.

Hoje, 59 pacientes estão internados. Destes, 46 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 42 confirmados. E 13 estão na UTI – 1 suspeito e 12 confirmados.  Do total de 59 internados, 53 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 47% de leitos de enfermaria e 23% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 90% na enfermaria e 30% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 80% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 21 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 44 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um idoso de 66 anos, com comorbidade, que estava internado em hospital particular desde o dia 17 de agosto.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.