Equipes da Prefeitura realizam testes gratuitos no Terminal de Integração e na Praça Santa Cruz
O prefeito Edinho destacou a importância da testagem em massa na população de Araraquara, em uma ação que teve início na manhã desta segunda-feira (28), quando as equipes de Saúde da Prefeitura se organizaram em postos de coleta no Terminal Central de Integração e na Praça Santa Cruz.
“Nossa ampla testagem de pacientes sintomáticos, no polo da Vila Xavier, e os testes sorológicos que identificam quem já teve contato com o vírus, como está sendo feito no Terminal de Integração e na Praça Santa Cruz, dão mais agilidade e eficiência no enfrentamento à Covid-19. Os países que melhor enfrentaram a pandemia foram os que mais testaram e rastrearam a disseminação do vírus”, explicou o prefeito.
A ampla testagem em massa realizada em Araraquara também foi destaque na edição desta segunda-feira do jornal francês Libération (clique aqui para conferir).
“Em Araraquara, nós criamos uma estrutura que é referência para o Brasil no combate ao coronavírus, tanto no diagnóstico quanto no tratamento dos pacientes”, completou Edinho.
O exame
Todo o processo de testagem é feito com segurança, seguindo rigorosamente os protocolos sanitários, sem aglomeração e com distanciamento entre um paciente e outro. São feitas coletas de amostras para exames das 7 às 8h30, com distribuição de 75 senhas diária em cada um dos postos, totalizando 150 testes diários.
É feita coleta de sangue venosa, mediante apresentação de senha, e o exame garante resultado para IGG e IGM, ou seja, o teste vai apontar a pessoa que está com a Covid-19 e a pessoa que já teve contato com o vírus.
Depois da coleta, todos serão orientados a acessar o resultado do exame através de um aplicativo. E dependendo do resultado do exame, ele também saberá como proceder para ter toda a assistência em saúde necessária.
A medida faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19 e, com ela, o município vai ampliar ainda mais sua taxa de testagem, que hoje supera 13 mil testes por 100 mil habitantes.
Situação Epidemiológica
Araraquara registrou mais 39 casos de Coronavírus neste domingo, dia 27 de setembro. Portanto, agora, são 4.237 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 201 permanecem em quarentena e 3.990 já saíram. Aguardam resultado de exames 166 amostras.
Hoje, 47 pacientes estão internados. Destes, 32 estão em enfermaria – 2 suspeitos e 26 confirmados. E 15 estão na UTI – 2 suspeitos e 13 confirmados. Do total de 47 internados, 41 são moradores de Araraquara e 06 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 32% de leitos de enfermaria e 27% de UTI.
Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 40% na enfermaria e 60% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 70% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 12 pacientes internados.
Foram notificados, até o momento, 46 óbitos decorrentes de Coronavírus.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.