COVID | Araraquara registrou nesta sexta-feira, mais 57 casos positivos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Para garantir o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município, os órgãos de fiscalização estão organizados para novas ações neste fim de semana.

Participam deste trabalho a Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, além da Polícia Militar.

O foco é garantir que as regras e protocolos sanitários sejam cumpridos pelos estabelecimentos comerciais e de serviços e também pela população, que deve evitar aglomerações.

O Comitê volta a ressaltar que as aglomerações que ocorrem principalmente em finais de semana, incluindo festas e encontros em residências, chácaras e áreas de lazer, são de alto risco para a transmissão do novo Coronavírus. Com o calor, as pessoas tendem a sair de casa, mas é importante ter consciência dos riscos e evitar a exposição ao vírus, que continua circulando e fazendo vítimas na cidade.

Justamente para coibir essas aglomerações, está sendo implantado o Plano de Intensificação de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, que endurece as penalidades, criando, entre outras medidas, multas para pessoas físicas que descumprirem a quarentena. O plano também dá a possibilidade da pessoa física trocar a multa pela entrega de cestas básicas à Rede de Solidariedade.

E o Comitê aguarda, nesta sexta-feira, a coletiva semanal do Governo Estadual sobre o Plano São Paulo, instrumento que vem orientando o ritmo da retomada das atividades econômicas nos municípios paulistas durante o período de pandemia.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, mais 57 casos de Coronavírus, o equivalente a 24% das 238 amostras analisadas. Portanto, agora, são 4.485 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 205 permanecem em quarentena e 4.232 já saíram. Aguardam resultado de exames 152 amostras.

Hoje, 51 pacientes estão internados. Destes, 44 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 35 confirmados. E 7 estão na UTI – 2 suspeitos e 5 confirmados.  Do total de 51 internados, 44 são moradores de Araraquara e 7 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 45% de leitos de enfermaria e 12% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 40% na enfermaria e 40% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 50% na enfermaria e de 90% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 14 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 48 óbitos decorrentes de Coronavírus. E 1 óbito suspeito continua sendo investigado.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.