COVID | Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, mais 53 casos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que será realizado amanhã, sábado, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em todas as unidades de saúde do município, das 8 às 17 horas.

O público alvo é a faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Os pais ou responsáveis precisam apresentar o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) ou a própria carteirinha de vacinas da criança.

Principalmente diante do atual cenário de pandemia, a população não deve deixar de se imunizar e manter a vacinação de rotina em dia. Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato.

Além deste Dia D, até 30 de outubro, a vacina contra a pólio continuará disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 34 unidades de saúde do município.

Neste mesmo período, todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos terão suas carteirinhas avaliadas e atualizadas e serão vacinadas com as doses das vacinas que faltam.

Também durante este mês, junto com a campanha de vacinação contra a Pólio, pessoas entre 30 e 49 anos de idade podem receber a dose da vacina tríplice virial – contra sarampo, caxumba e rubéola.

Já as pessoas das outras faixas etárias devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

E com a chegada de mais um fim de semana em vista, os órgãos de fiscalização estão organizados para as ações que visam o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município.

O foco é garantir que as regras e protocolos sejam cumpridos pelos estabelecimentos comerciais e de serviços e também pela população, que deve evitar aglomerações.

Participam deste trabalho a Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, além da Polícia Militar.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, mais 53 casos de Coronavírus, o equivalente a 29% de 183 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.130 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 252 permanecem em quarentena e 4.819 já saíram. Aguardam resultado de exames 149 amostras.

Hoje, 44 pacientes estão internados. Destes, 37 estão em enfermaria – 10 suspeitos e 27 confirmados. E 7 estão na UTI – 4 suspeitos e 3 confirmados.  Do total de 44 internados, 38 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 38% de leitos de enfermaria e 12% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 80% na enfermaria e 60% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 80% na enfermaria e de 100% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 18 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 59 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um idoso de 66 anos, com múltiplas comorbidades, que estava internado em hospital particular desde o dia 5 de outubro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.